1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Alguns homens ainda resistem aos exames de rotina e à ida ao médico

6 de agosto de 2010 1 comentário
Diferente das mulheres que destinam tempo para cuidar da beleza, mente e saúde, alguns homens ainda resistem aos exames de rotina e à ida ao médico. Segundo o urologista do setor de Disfunções Miccionais do Hospital das Clínicas – FMUSP, Dr. Cristiano Gomes, as principais queixas estão relacionadas aos distúrbios sexuais (impotência e ejaculação precoce), doenças sexualmente transmissíveis, cálculos renais e disfunções urinárias.
De acordo com o especialista, a dificuldade de procurar o médico ainda está muito ligada ao preconceito, embora tenha diminuído gradativamente. “O fato de muitos acreditarem que o exame da próstata é invasivo contribui para isto. No entanto, trata-se de um exame muito simples, rápido e indolor”, afirma. “A mulher tem tido importante papel para despertar essa consciência no homem”.

Na opinião no médico, a imprensa também tem ajudado na mudança de atitude dos homens frente aos exames de prevenção, ao divulgar informações sobre a importância e simplicidade da avaliação.

De acordo com a Dra. Miriam Dambros, coordenadora do Núcleo de Urologia Geriátrica, da Universidade Paulista de São Paulo (Unifesp), “Alguns homens temem os procedimentos aplicados aos exames de próstata. É importante, aos poucos, desmistificar esse conceito, tornando a visita ao urologista uma rotina do homem, assim como a ida ao ginecologista para a mulher”.

Incontinência Urinária - De acordo com dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), estima-se que 19% da população brasileira tenha a Síndrome da Bexiga Hiperativa, acompanhada ou não de Incontinência Urinária.

Um dos mais recentes tratamentos aprovados pela anvisa, em 2009, é o uso de toxina botulínica para tratar a Síndrome da Bexiga Hiperativa. Além de apresentar bons resultados clínicos, promove melhora na qualidade de vida desses pacientes. Aplicada diretamente na bexiga, a substância proporciona relaxamento na musculatura vesical, impedindo as contrações involuntárias que caracterizam a doença.

“O advento da toxina botulínica no tratamento da incontinência urinária (perda involuntária de urina) causada pela bexiga hiperativa, representa uma revolução terapêutica para o problema. Pacientes que não respondiam ao uso de remédios tinham poucas alternativas de tratamento e acabavam tendo que conviver com o problema. O tratamento com a toxina botulínica oferece resultados em 80 a 90% nestes casos, conta Dr. Gomes.

Para o especialista, o tratamento com toxina botulínica auxilia também na recuperação da qualidade de vida. “Sabe-se que pacientes com bexiga hiperativa levantam mais à noite (enquanto dormem) para urinar. Além de causar desconforto e perdas nas horas de sono, o problema está associado a maior probabilidade de quedas e fraturas em idosos”, completa o especialista.

A médica chama atenção para a prevenção e acompanhamento médico para tratar o problema. ”A evolução desses sintomas sem o tratamento adequado, pode provocar graves quadros de infecções urinárias e a perda da função renal”, finaliza Miriam.


Fonte: Portal Unifesp
Sinta-se em casa e deixe seu comentário.

1 comentários:

Leci Irene disse...

Bom dia, Silvia! Muita coisa tenho aqui para ler...Assim que colocar meu trabalho emdia,passo para ler tudinho de novo!
Beijos