Tanto a prevenção como o tratamento são essenciais. Mas ainda segundo a Federação, apenas um em cada quatro casos são tratados corretamente. Especialistas reforçam que quanto mais tarde a descoberta, mai caro pode custar o tratamento da doença. Falta conscientização, também.
O geriatra Salo Buksman, responsável pelo Programa de Osteoporose Masculina (PROMA) do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), diz que os pilares da prevenção são uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos. Informação também é essencial
Histórico familiar, consumo de cálcio e vitamina D, controle da medicação. Salo Buksman enumera os sete principais passos para a prevenção e o tratamento correto da osteoporose.
Histórico familiar
Antes de tudo, procure sabe se os pais são portadores da doença. Em caso positivo, mantenha cuidado redobrado na prevenção e atenção à saúde dos ossos e no controle da osteoporose.
Exponha-se ao sol
Antes das 10h da manhã ou após as 16h, exponha-se à luz do sol sem filtro solar durante 15 minutos todos os dias. O sol deve incidir sobre a face, tronco superior e braços. Os raios solares são importantes na absorção da vitamina D.
Consuma cálcio
Preocupe-se com a ingestão mínima de cálcio necessário para manter os ossos saudáveis. São recomendados 1.200 mg por dia. O cálcio é obtido através dos laticínios, principalmente.
Consumoa vitamina D
Acrescente alimentos ricos em vitamina D diariamente. Verduras, lacticínios e cereais fortificados com esse tipo de vitamina são as principais fontes alimentares da vitamina D.
Pratique exercícios físicos
A prática de atividades físicas é essencial na fortificação dos ossos. Mas atenção: há uma corrente, que defende exercícios de impacto mínimo, caminhadas e esportes leves, há outra que sugere exercícios de alto impacto.
Quando há divergência, tenho certeza que o mais aconselhável, é consultar o médico que tem o seu histórico clínico, ou um especialista no assunto.
Controle a medicação
Confira se os medicamentos utilizados no dia-a-dia provocam osteoporose como a cortisona e os anticonvulsivantes. Medicamentos como estes devem ser reduzidos a doses mínimas necessárias. Consulte seu médico.
Trate a doença corretamente
Caso já seja portador(a) de osteoporose, recorra a médicos especializados para o tratamento com medicamentos capazes de estabilizar o quadro da doença ou na tentativa de melhorar o problema.
Sinta-se em casa e deixe seu comentário.
7 comentários:
Por que o percentual é maior entre as mulheres?
Caro Francisco,
Existem 2 possibilidades na sua pergunta.
1a.Nesse caso, a diferença maior se explica em razão de as mulheres desenvolverem mais precocemente a osteoporose devido ao climatério.
2o. *Pesquisa mostra que o risco de fratura de quadril em decorrência de osteoporose é considerável em homens de 65 anos ou mais, embora inferior ao das mulheres da mesma faixa etária. Revela também que a incidência de osteopenia na coluna é maior entre os homens – 50% contra 43% das mulheres analisadas. Mesmo assim, segundo o estudo, a maioria da população masculina não tem o hábito de realizar exames específicos dos ossos, fato que impede a prevenção.
*Pesquisa European Federation of National Associations of Orthopedics and Traumatology, apresentada em um dos mais importantes congressos mundiais da área
Oi, Sílvia! Fiquei sabendo que musculação também é muito bom para ajudar a prevenir e no tratamento da osteoporose. Isto é vero? :D Beijus,
Olá Luma,
O seu comentário foi extremamente oportuno, veja o ítem exercícios no post.
Beijo e obrigada pela visita.
esse é um assunto que precisa ser abordado sempre, pois a todo instante tem uma pessoa que esteja se informando dele pela primeira vez. vc nos traz essas informações com muita propriedade. agradeço por isso, muito. boa semana
Bem, eu faço musculação há tempos e vejo que isso tem me ajudado em muito, pois algumas mulheres que conheço na minha faixa e que não fazem exercício físico, podem até ser mais magras, mas têm musculatura fraca e dores aqui e ali.
O que tenho que fazer mais é pegar sol, não sou muito adepta, apesar de achá-lo lindo e importante nas nossas vidas.
bjs cariocas
Olá!
Seja parceiro da campanha de doação de sangue do Ministério da Saúde.
Para receber todo material da campanha e saber como participar, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br
Att,
Ministério da Saúde.
Postar um comentário