1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

O Mito das Vitaminas para envelhecer bem

25 de outubro de 2010 5 comentários
Tomar ou não vitaminas para um envelhecimento sadio e bem sucedido?


Muita gente pensa que para envelhecer bem é preciso tomar algumas “vitaminas”. Outras pensam que “geriatra que é geriatra, deve prescrever alguma vitamina ao paciente idoso”. Muitas vezes ouço de pacientes ou familiares: “Doutora, acho que é preciso alguma vitamina, a senhora não acha?” Afinal, precisamos ou não precisamos tomar vitaminas?

As vitaminas juntamente com outras substâncias que compreendem o que chamamos de “micronutrientes”, são substâncias que o organismo requer para uma série de processos bioquímicos e para a formação de hormônios, fundamentais para o crescimento e para o bom funcionamento de todo o corpo. São chamados de “micronutrientes” porque, ao contrário dos macronutrientes (carboidratos, gorduras, proteínas), formam um grupo muito diversificado cujas necessidades diárias são muito pequenas, embora essenciais.

Esse conceito é importante porque já nos indica que, como são necessários em pequenas quantidades, alguns micronutrientes também podem causar intoxicações se forem consumidos em altas doses.

Há diversos estudos atuais que tentam comprovar os benefícios da utilização de polivitamínicos como complementação alimentar. Não podemos deixar de observar que há interesses comerciais envolvidos e, ainda assim, os resultados são bastantes frustros embora nem sempre sejam apresentados dessa forma aos consumidores. Além disso, é interessante notar, que quando se comparam reposições de micronutrientes em formas artificiais (cápsulas ou em pó, por exemplo) com formas naturais (por meio de uma dieta adequada), a reposição natural é sempre mais efetiva.

Fraqueza, mal-estar, inapetência, desânimo, perda de memória, cansaço entre outros, fazem parte dos sintomas que levam muitas pessoas a consumir polivitamínicos. Entretanto, essa atitude é um grande risco para a saúde física e mental. Tal quadro deve ser avaliado por um médico de confiança, no caso dos idosos, preferencialmente por um geriatra. Muitas vezes, o que as pessoas julgam poder ser corrigido com “umas vitaminas”, podem, na verdade, ser doenças sérias: depressão, Alzheimer, Parkinson, insuficiência cardíaca, insuficiência pulmonar, insuficiência renal etc.

Para todos que procuram melhor desempenho físico ou mental e por isso desejam tomar vitaminas, o que é realmente recomendável é procurar ter uma vida mais saudável: dormir as horas necessárias e bem, alimentar-se de forma equilibrada, praticar atividade física, não fumar, consumir bebidas alcoólicas com moderação, manter-se bem hidratado e ter metas de vida. Muitas pessoas me pedem uma “receita” para envelhecer bem. Essa é a “receita”: ter uma vida saudável. Não há segredos. É verdade que nosso estilo de vida, especialmente nas grandes cidades, nem sempre propicia as melhores condições para essa vida saudável. Mas eis um bom motivo para buscar ajuda: a consulta médica é também um aconselhamento, uma ajuda personalizada. Não podemos esquecer nunca que a prevenção sempre será o melhor remédio.

Há muita propaganda sobre vitaminas nacionais e estrangeiras com promessas milagrosas de aumento de vitalidade, da capacidade física e mental, e isso é atraente porque é uma forma fácil de conseguir um bom objetivo. Ainda que não seja o que gostaríamos de “ouvir”, não devo deixar de dizer: em geral, tudo aquilo que realmente vale a pena na vida não é tão fácil de alcançar. Isso não quer dizer que não seja simples, mas exige esforço. E esse esforço vale a pena: saúde não se compra, se conquista!

Colaboradora do Blog Longevidade, Dra. Luciana Pricoli Vilela é medica especializada em Clínica Geral e Geriatria pela Universidade de São Paulo e membro da Sociedade Brasileira de Clínica Médica e Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

http://www.pricolivilela.com.br/

Sinta-se em casa e deixe seu comentário.

5 comentários:

Leci Irene disse...

Nada de vitaminas, assim, em cápsulas... Só uma alimentação correta, orientada pelo nosso médico.. vitaminas, só se for necessário mesmo, em caso de alguma doença;...

Cristiane A. Fetter disse...

Aqui é o país das vitaminas, as pessoas tomam sem nenhuma orientação. Você precisa ver, começam o dias com umas 10 capsulas ou comprimidos. Já virou vício.
Tem que haver algum tipo de orientação, pq trocar comida por bolinha não é a melhor solução.
bjks

welze disse...

saúde, saúde, saúde, é o que mais quero para os meus, de longe e de perto. familiares e amigos. está difícil , mas tudo passa, há de passar. é demorado, mas tudo acaba bem. tenho muita fé.

Alimentação Equilibrada disse...

Oi Silvia, achei seu blog por acaso, a melhor opção de ingerir vitaminas é através da dieta, como vc citou. Parabéns pelo blog, excelente!

Lu Souza Brito disse...

Boa tarde Silvia,

Texto excelente. Eu prefiro ingerir vitaminas através da alimentação, mas uma curiosidade:
em uma agencia que trabalhei a proprietária era toda saudável, natureba e realmente cheia de vida, disposição (60 anos). Ela comprava cápsulas de Centrum (aquela vitamina de A a Z) e fazíamos tomar, ahahaha.
Muito engraçado!

Mas eu nao gosto nao. tem gente que toma capsula de alho, de gelatina, etc. Eu prefiro a velha e boa alimentação + exercícios.

Beijinhos