1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Toda tensão emocional produz uma tensão muscular

23 de janeiro de 2012 1 comentário

 Relação mente/corpo.

O dia a dia nos leva a entrar em contato com vários fatores, como o trânsito, problemas financeiros, profissionais, familiares, doenças, acidentes, correria, insegurança, dificuldades com chefes, colegas de trabalho, filhos, cônjuges, pais, carro quebrado, Marginal parada, etc., vão fazendo com que nosso corpo produza quantidades enormes de Adrenalina. 

O organismo entende com a produção de adrenalina que existe um risco eminente, então o prepara para fugir ou atacar. O coração, cérebro, pulmões e os músculos são irrigados com maior quantidade de sangue. Isso para que fiquemos alertas, fortes e com todos os sentidos aguçados, para enfrentar o perigo. 

Tudo começa com uma situação de tensão e o organismo precisa se preparar para essa mudança externa. Essa adaptação do organismo chamamos de stress. 

O stress só é uma resposta de equilíbrio gerada pelo nosso organismo. A tensão ocorre fora, o stress dentro do organismo. É portanto uma situação normal e saudável, pois mantêm o organismo em equilíbrio com o meio em que vivemos. 

Ocorre que a produção de Adrenalina quando é excessiva, devido à cronicidade de exposição ao stress, acaba lesando o organismo, surgindo doenças como hipertensão, úlcera, alergia, medo, sudorese, taquicardia, dor de estômago, falta de apetite, irritabilidade, sensação de canseira constante, insônia, insegurança, etc. 

Então percebam que não é o stress em si o problema, mas sim a nossa atitude diante das crises. Atitudes corretas podem servir de tranpolim para o desenvolvimento de inúmeras potencialidades. 
Para que isso aconteça temos que estimular: 

-o autoconhecimento - relação mente/corpo - liberando raivas, medos, nervosismo, depressão, ampliando a consciência. 

-a busca dos fatores que te debilitam e fragilizam para solucioná-los. 

-o desapego, a paciência e a tolerância, saber que todos estamos em evolução. 

-o relaxamento físico e mental promovendo o equilíbrio. 

Algumas Dicas: 

-Respire corretamente utilizando o diafragma 

-Faça 15 min. de relaxamento todos os dias 

-Preocupe-se com sua alimentação 

-Faça 30 min. de exercícios físicos diariamente 

-Aprenda a dizer não 

-Conviva com pessoas alegres e pacientes. O stress é contagioso! 

-Todos os dias faça algo que realmente ama fazer. 

-Trate os outros como gostaria de ser tratado e viva de bem com a vida!
Sinta-se em casa e deixe seu comentário.

1 comentários:

Lu Souza Brito disse...

Tuuuuuuuudo de bom este artigo Silvia!

O meu organimo anda neste ataque com mais violencia a algum tempo.
Acho que preciso fazer ioga.

Beijos

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