1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Conheça o colesterol e os danos que ele causa

19 de novembro de 2008 comente

O colesterol possui uma estrutura diferente das demais gorduras, mas é considerado como tal por não se dissolver na água. Está presente nos alimentos, com exceção dos vegetais, e desempenha papel de precursor para a fabricação de alguns hormônios, da vitamina D e dos ácidos biliares.

O órgão responsável pela maior produção de colesterol é o fígado. O colesterol é encontrado somente em alimentos de origem animal: leite integral e seus derivados, carnes vermelhas gordurosas, pele de aves, bacon, embutidos, gema de ovo, vísceras e frutos do mar.

O colesterol possui relação com as doenças cardiovasculares, porém dAlinhar ao centroesempenha importantes funções no organismo, como integrar todas as membranas e organelas e ser precursor dos ácidos biliares, da vitamina D e dos hormônios esteróides (hormônios sexuais, cortisol e aldosterona).

Lipoproteinas: (VLDL), lipoproteínas de baixa densidade (LDL) e lipoproteínas de alta densidade (HDL).

Dessa maneira, a HDL é conhecida por fazer o transporte reverso do colesterol e, com isso, diminuir o risco de doença cardiovascular. É conhecida como bom colesterol . A lipoproteína de baixa densidade (low density lipoprotein) é considerada uma lipoproteína rica em colesterol que perfaz 50% do seu conteúdo. A LDL tem como função levar para os tecidos essa gordura, uma vez que ela contém o colesterol exógeno e endógeno.
Entretanto, a captação da LDL pelos tecidos e, portanto, do colesterol que ela transporta, depende da necessidade que esses tecidos apresentam e é regulada pela concentração de colesterol dentro das células. É popularmente conhecida como colesterol ruim .




Thelma F. Feltrin Rodrigues é docente em Nutrição
Imagem: silvia masc

0 comentários:

Ocorreu um erro neste gadget