1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Cadê a camisinha?

20 de junho de 2009 2 comentários
LONGEVIDADE
Adultos com mais de 50 anos usam menos o preservativo que jovens de 15 a 24 anos

Faça o que digo, mas não faça o que eu faço. A velha máxima pode se encaixar direitinho no comportamento sexual de jovens e adultos brasileiros, no quesito prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Segundo o Ministério da Saúde,jovens de 15 a 24 anos usam mais preservativo nas relações sexuais do que a turma acima dos 50 anos.

Os dados fazem parte da Pesquisa sobre Comportamento, Atitudes e Práticas Relacionadas às DST e Aids na População Brasileira de 15 a 64 anos, um levantamento realizado em todas as regiões do Brasil, com base em depoimentos de 8 mil pessoas.

O documento diz que o grupo de 15 a 24 anos de idade costuma usar mais o preservativo tanto nas relações consideradas casuais como nas relações com parceiros considerados fixos.

Enquanto os jovens alcançaram índices de 68% de uso de preservativo na última relação casual, apenas 38% dos que têm mais de 50 anos adotaram o cuidado. Nas relações com parceiros fixos, apenas 30.7% dos jovens são precavidos. Mas o percentual cai para 10% na faixa etária acima dos 50 anos.

A pesquisa mostra, também, a origem dos relacionamentos. Jovens usam a internet para conhecer parceiros, por exemplo, com mais frequência que os adultos. Mas na comparação entre a quantidade de relações sexuais, as duas faixas estão emparelhadas. Um empate quase técnico: 67% de moças e rapazes de 15 a 24 anos, e 66% de senhores e senhoras de 50 a 64 anos fizeram sexo nos últimos doze meses.
Se o sexo é bom em qualquer faixa etária, falta apenas a prevenção adequada.

Fonte: Folha de São Paulo
LONGEVIDADE

2 comentários:

Beth/Lilás disse...

Pois é, amiga, e quando eles começam a frequentar os bailes da 3a. idade e ficam apaixonados, muitas vezes é até mais perigoso do que na juventude, pois ficam arrebatados e esquecem de tudo.
Digo isso, porquê sei de caso conhecido com gente amiga e é muito sofrível nesta altura da vida descobrir-se doente.
Muito bom lembrar sobre a camisinha por aqui!
beijos cariocas

Silviamantovani disse...

Silvia,

Infelizmente o que eu posso comentar é o que presencio no hospital: temos tido muito mais óbitos de pessoas idosas em decorrência do HIV.
Lamentávelmente...

Bjsss