• O jejum prolongado pode ocasionar hipoglicemia (redução dos níveis de glicose no sangue). Realize de 5 a 6 refeições por dia, se alimentando a cada três horas em horários regulares.
• Antes de dormir realize uma refeição leve (por exemplo: leite de soja, tofu ou iogurte desnatado) e tome café da manhã assim que acordar.
• Para auxiliar no controle da glicemia é fundamental o consumo diário de fibras, também responsáveis pela redução dos níveis de colesterol e triglicérides sanguíneos, além de favorecerem o funcionamento intestinal. São alimentos fonte de fibras: cereais integrais (arroz integral, macarrão integral, pão integral, quinua, aveia, amaranto), legumes, frutas (prefira consumir com casca e bagaço) e hortaliças.
• Utilize adoçantes em suas preparações (sucos, vitaminas, chás e receitas), atentando para aqueles que podem ir ao forno e fogão.
• O diabético deve estar com as taxas de colesterol, triglicérides e a pressão arterial controladas. Para isso, pode ser consumido diariamente o ômega-3, uma gordura monoinsaturada encontrada em óleo de peixes e peixes in natura, semente de linhaça, nozes e quinua.
• Dê preferência aos óleos vegetais, como soja, canola, gergelim e girassol. Utilize o azeite de oliva extra-virgem para temperar saladas ou sobre o prato já servido.
• Arroz, batata, batata-doce, mandioquinha, cará, inhame, mandioca, milho, farinhas em geral, farofa, macarrão, pipoca e biscoitos são fontes de carboidratos. Estes, por sua vez, são digeridos e transformados em açúcares, que se consumidos em excesso provocam hiperglicemia em diabéticos. Por isso, evite consumi-los misturados em uma mesma refeição, como por exemplo: arroz + milho, batata + farofa, arroz + macarrão. Opte por apenas um alimento fonte de carboidrato em suas refeições.
• Sorvetes, doces, guloseimas, mel, melado, caldo de cana, rapadura, entre outros são fontes de açúcares e não devem ser consumidos por diabéticos, pois elevam a glicemia rapidamente.
• Enlatados, embutidos, congelados, sucos em pó, sopa prontas e demais produtos industrializados são fontes de sódio, que em excesso, eleva a pressão arterial. O sódio também está presente no sal de cozinha, utilizado para temperar, por isso prefira os temperos naturais como: açafrão, salsinha, alho, cebola, manjericão, manjerona, orégano, louro, alecrim e hortelã.
• As frutas devem ser consumidas com moderação, por serem fontes de frutose (açúcar naturalmente presente nas frutas). Se consumidas em grande quantidade também causam hiperglicemia.
• O álcool deve ser evitado, já que provoca hipoglicemia.
2 comentários:
Muito bom post para ajudar aos que já são diabéticos e a quem quer se prevenir para não vir a ser um dia.
obrigada.
bjs cariocas
Silvia,
O vídeo aí ao lado, do estagiário, enviei pro marido e pro filho, ri demaiiiiis!
Estão ótimos seus vídeos selecionados, parabéns!
bjs cariocas
Postar um comentário