1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Como cuidar do pé diabético.

27 de maio de 2014 comente
Quem tem diabetes, precisa tomar muito cuidado com a saúde dos pés, pois a doença pode causar insensibilidade nas extremidades. Além disso, as altas taxas de açúcar no sangue afetam a capacidade do organismo de combater uma infecção e de cicatrizar um ferimento. Portanto, um machucado no pé de uma pessoa com diabetes pode se tornar um problema muito grave.

A Cleveland Clinic, um dos maiores e mais importantes hospitais dos Estados Unidos, publicou esta semana em seu site algumas dicas para quem tem diabetes manter os pés saudáveis.

1) Verifique diariamente se a pele dos pés está íntegra

Toque e observe bem seus pés todos os dias, prestando atenção se há cortes, hematomas, edema ou alguma área mais sensível. Lave os machucados com água limpa e sabão e cubra-o com um curativo seco. Se não conseguir enxergar bem, peça para algum familiar ajudá-lo a inspecionar os membros.

2) Mantenha os pés limpos e use calçados confortáveis

Lave os pés diariamente com água morna. Seque-os com cuidado, especialmente entre os dedos, área que costuma ficar mais úmida. Se você usa hidratante, evite passá-lo entre os dedos. Use calçados confortáveis e meias limpas que não estejam furadas nem tenham costuras que possam machucá-los.

3) Nunca fique descalço

Nos dias quentes é difícil ficar calçado, mas para quem tem diabetes, mesmo uma simples batida no dedão pode se transformar em uma úlcera ou algo mais grave. Mantenha um par de chinelos embaixo da cama e sempre use algo nos pés tanto dentro quanto fora de casa.

4) Controle a taxa de açúcar

É importante manter os níveis de açúcar dentro do recomendado pelo seu médico. A Associação Americana de Diabetes recomenda que o nível de glicose no sangue não ultrapasse 130mg/dl em jejum e antes das refeições e fique abaixo de 180 mg/dl após duas horas depois das refeições.

Para manter a glicemia dentro do nível ideal, siga a dieta orientada por seu médico ou nutricionista, evite porções grandes de carboidratos e tome seus remédios, caso faça uso de medicação, na dose e nos horários corretos.

5) Trate os ferimentos imediatamente
Se você tiver um ferimento nos pés, é essencial tratá-lo o mais cedo possível. Lave a área com água e sabão e cubra-a com um curativo ou bandagem seca. Se não melhorar depois de um dia, procure ajuda médica . Não tente se automedicar, pois alguns remédios não são aconselháveis para quem tem diabetes.

Atenção: os portadores de diabetes podem precisar de antibióticos orais ou intravenosos para tratar eventuais infecções; casos graves de infecções mal tratadas podem levar à amputação do pé.Sinta-se em casa e deixe seu comentário.
FONTE:  Cleveland Clinic

0 comentários:

Ocorreu um erro neste gadget