1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Dicas para melhorar a qualidade da sua velhice

4 de agosto de 2009 3 comentários
longevidade
A idade média da população vem aumentando ano a ano, o que é uma maravilha. Por outro lado, a maioria das pessoas não está preparada para envelhecer. Muitos acham que serão eternamente jovens, que velhos serão sempre os outros e que a própria velhice nunca chegará. Acreditam ainda que no mercado sempre terá lugar para um profissional com idade.

A grande maioria trabalhou, e trabalhou muito, sem tempo nem condições para desenvolver qualquer tipo de "hobby", tampouco interesse em ter outras atividades, além das obrigações profissionais. Os que ainda não são viúvos acabam vendo as esposas somente como companhia, se esquecendo do prazer do amor, do sexo, de fazer as coisas juntas e por ai afora. Os que já são viúvos tentam jogar a responsabilidade da solidão nos ombros dos filhos que, por sua vez, se sentem culpados diante da falta de tempo e da presença mais constante em razão da complexidade que a vida moderna exige.


Poupe um pouco para sempre ser independente financeiramente. Não precisa ser muito, não comprometa o prazer que o dinheiro pode lhe dar em razão de um tempo maior de velhice, que pode até não acontecer se você morrer breve. Além disso, um idoso não consome muito, além do plano de saúde e dos remédios. Provavelmente, você já tem tudo e mais coisas só lhe darão trabalho. Pare também de se preocupar com a situação financeira de filhos e netos, não se sinta culpado em gastar consigo mesmo o que é seu de direito. Provavelmente você já lhes ofereceu o que foi possível na infância e juventude, assim como uma boa educação. Portanto, a responsabilidade agora é deles. Não seja arrimo de família, seja um pouco egoísta, mas não usurário.

Tenha uma vida saudável, sem grandes esforços físicos. Faça ginástica moderada, alimente-se bem, mas sem exagero. Tenha a sua própria condução até quando não houver perigo, principalmente para os outros. Seja responsável.

Nada de estresse por pouca coisa. Na vida tudo passa, sejam os bons momentos que devem ser curtidos, sejam os ruins que devem ser rapidamente esquecidos.

Não fume nunca, beba bem e moderadamente, não use drogas jamais.

Procure sempre ter amigos mais jovens, pois eles serão a garantia de companhia, atualização e presença no seu velório.

Faça sexo sempre, independente da idade, os novos remédios estão aí para resolver as inseguranças - e resolvem. Mas se você estiver sem uma relação estável nunca se esqueça de se precaver das doenças e de uma provável paternidade. Chaplin foi pai com quase 90 anos. As "maria-chuteiras" estão por ai e, um idoso, mesmo da classe média, é sempre uma garantia de futuro para as espertalhonas. Jamais se esqueça da camisinha, basta só uma, pois a segunda dificilmente será usada na mesma ocasião.

Esteja sempre limpo, um banho diário pelo menos, troque de roupa todos os dias, seja vaidoso, frequente barbeiro, pedicuro, manicure, dermatologista, dentista, use perfumes e cremes com moderação e por que não uma plástica? Só tenha cuidado para não virar um Michael Jackson. Peruca nem pensar, nunca, jamais, em momento algum. Já que você não é mais bonito, seja pelo menos bem cuidado. Nada de roupa senhoril, mas lembre-se que você também não é mais um "boyzinho". Nada de ser muito moderno, tente ser eterno.

Esqueça as tristezas do passado, lembre-se apenas dos bons momentos, cultive a alegria e o bom humor. Não leia, não veja e não se interesse por aquilo que possa lhe deprimir.

Leia livros e jornais, ouça rádio, veja bons programas na TV, acesse a internet, mande e responda e-mails, ligue para os amigos. Mantenha-se sempre atualizado sobre tudo.

Respeite a opinião dos jovens, eles podem até estar errados, mas devem ser respeitados. Não use jamais a expressão "no meu tempo", pois o seu tempo é hoje. Adote a expressão latina "carpe diem", ou seja, "aproveite o momento".

Seja o dono da sua casa por mais simples que ela possa ser, pelo menos lá você é quem manda. Não caia na besteira de morar com filhos, netos, ou seja lá o que for. Não seja hóspede, só tome esta decisão quando não der mais e o fim estiver bem próximo. Uma boa idéia é convidar um ou mais amigos bem-humorados para morarem juntos, como uma comunidade dos tempos "hippies". Só que agora o conforto é imprescindível, cada um com o seu quarto e seu banheiro. Você está no período do ronco e da flatulência. Essa solução pode até ser bem econômica, pois vocês poderão dividir a empregada e outras despesas, fora a companhia. Um bom asilo também não deve ser descartado e pode até ser bem divertido, e você irá conviver com a turma da sua geração e não dará trabalho a ninguém.

Cultive um "hobby", seja caminhar, cozinhar, dançar, criar gato, cachorro, cuidar de plantas, joqar baralho, golfe, velejar ou colecionar algo. Faça o que gosta e os seus recursos permitam.

Vá ao teatro, restaurantes, bailes, cinema, exposições, seja lá quais forem, afinal você pagará meia-entrada e a condução pode até sair de graça. Viaje sempre que possível, de preferência vá de excursão, pois além de mais acessível, pode ser financiada e é uma ótima oportunidade para se conhecer novas pessoas. Aceite todos os convites de batizado, formatura, casamento, missa de sétimo dia, o importante é sair de casa.

Fale pouco e ouça mais, a sua vida e o seu passado só interessam a você mesmo. Se alguém lhe perguntar sobre esses assuntos, seja sucinto e procure falar coisas boas e engraçadas. Jamais se lamente de algo.

Fale baixo, seja gentil e educado, não critique nada, aceite a situação como ela é. As dores e as doenças estarão sempre presentes; não as torne mais problemáticas do que são falando sobre elas. Tente sublimá-las, afinal, elas afetam somente você e são problemas seu e dos seus médicos.
Seja membro de um clube, uma associação, uma ONG. Defenda alguma idéia, colabore com entidades dos seus iguais, seja o seu sindicato ou um asilo, abrace uma causa e tenha participação ativa.
Não fique carola, se apegando em demasia à religião, rezando e implorando o tempo todo como um fanático. Tenho certeza que seus pecados são poucos e Deus é amor e, não, castigo. O bom é que, em breve, seus pedidos poderão ser feitos pessoalmente a ele.

Ria, ria muito, ria de tudo, você é um felizardo, você teve uma vida, uma vida longa, e a morte será somente uma nova etapa incerta, assim como foi incerta toda a sua vida.


Nicolau Amaral é empresário da área de Comunicação.

LONGEVIDADE

3 comentários:

Beth/Lilás disse...

Fantásticas as dicas e eu já estou colocando algumas em prática faz tempo. Preparando minha 3a. idade, claro!
beijos cariocas

Jorge disse...

Hoje, através do Fazendo Arte, seu blog recebeu o selo MasterBlog. Não é necessário que poste o selo aqui, mas se quiser, basta ir lá conferir as regras.
Um abraço.

ceiça disse...

Ola amiga
Eu andei sumida mas voltei,pra emocionar com seus posts.Andei muito triste,por meu filho ter ficado deonte, mas agora ta tudo bem.
Me emocionei com esse video,porque a gente sofre tanto com os filhos quando fazemos tudo o que está ao nosso alcance pra eles, sem pestanejar.
O minimo a gente espera deles quando envelhecemos.
beijo silvia