1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Congelados e hipertensão: uma associação perigosa

2 de junho de 2010 1 comentário


O excesso de sódio usado na conservação ameaça o controle da doença

Bem que você gostaria de ter um tempinho sobrando para debruçar mais atenção aos alimentos que fazem parte do seu cardápio e, assim, equilibrar a dieta. Pena que, quando nota, você já recorreu ao forno de microondas para esquentar sua refeição congelada. Nada de desanimar e usar a correria do dia-a-dia como pretexto para enfiar o pé na jaca e prejudicar o regime e, também, a saúde. Os pratos congelados ficam prontos em poucos minutos e são uma boa alternativa para quem precisa lidar com a falta de tempo para cozinhar. Basta fazer escolhas certas.

De acordo com a nutricionista Roberta Stela, os pratos congelados não oferecem riscos à saúde. No entanto, é preciso tomar algumas precauções na hora de recorrer a eles. Informe-se sobre a composição dos produtos. Verificando algumas características nutricionais dos pratos, não há problema algum em consumi-los diariamente.

Roberta cita o sódio como exemplo dos nutrientes que exigem atenção. O sódio é um nutriente que, muitas vezes, aparece em excesso nas comidas congeladas. É possível encontrar congelados que fornecem mais de 60% da recomendação diária de 2.400 miligramas. Isso acontece, principalmente, pelo fato de o sódio atuar como conservante e potencializador do sabor dos alimentos . É por este motivo que pessoas com histórico de hipertensão devem evitar essas refeições, dando preferência aos alimentos in natura e com menor adição de sódio possível. (5 deslizes na alimentação que põem sua saúde em risco)

Para não extrapolar na quantidade de sódio, verifique o item %VD. Com ele, você descobre quantos por cento do valor diário do nutriente, o prato oferece. Quando o valor é maior que 20%, significa que a refeição traz uma alta quantidade de sódio.

Faça a mesma análise com as gorduras saturadas. O ideal é que elas também não ultrapassem 20%VD. O excesso de ingestão desse tipo de gordura está relacionado ao desenvolvimento de doenças cardíacas e à alteração nos níveis de colesterol , aponta a nutricionista.

Mais uma dica da especialista para usar os congelados como aliados da dieta é incluir alimentos frescos no prato. Os alimentos congelados perdem um pouco da textura. Mesclá-los com legumes in natura, por exemplo, dá mais sabor e diversifica a refeição. Além disso, usar os legumes e as verduras como acompanhamento dão uma sensação de saciedade maior, fazendo com que a ingestão seja mais comedida
Roberta Stella - Nutricionista.

Eu uso pão integral e tenho notado que algumas marcas, possuem uma quantidade absurda de sódio.(silvia masc)

Sinta-se em casa, deixe o seu comentário.


1 comentários:

Sergio disse...

Olá...!

Sabes...? O meu blog conta já com um ano...! E para a ocasião escrevi algo que também é para ti... e, de passagem, podes ver que há um selo que podes levar, se assim o quiseres... Pois, como o seu nome indica, serve para "selar" este vínculo que nos uniu neste tempo transcorrido..., isso me encantaria..., e faria completo este festejo e a minha alegria...!
Ou se não..., ofereço-te uma flor de Ceibo que é a flor do meu país: Argentina.

Obrigado pela tua presença...!

Cumprimentos,

SERGIO.