1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Como funcionam os aparelhos auditivos?

9 de dezembro de 2010 comente

Entenda um pouco sobre a tecnologia
digital envolvida nesses minúsculos aparelhos
_______________


Quando vemos aquele "pequeno aparelhinho" que algumas pessoas usam atrás da orelha (ou dentro dela), não imaginamos quanta tecnologia está por trás (literalmente) disso. Esses aparelhos auditivos são muito pequenos, mas a tecnologia de hoje permite que eles contenham uma série de peças e circuitos microscópicos que nos propiciam grandes benefícios.

Para entender um pouco mais sobre como funcionam esses aparelhos, explico, abaixo, alguns termos dessa moderna tecnologia digital, bem como quais são os benefícios que cada um desses recursos pode trazer a um usuário de aparelho auditivo:

Processamento Digital do Som:
Propicia melhor entendimento de fala e está relacionado a como o aparelho trata o som que entra pelo microfone. Tecnologia que permite que o aparelho auditivo transforme o sinal analógico recebido pelo microfone em sinal digital. O sinal digital é processado de acordo com os comandos do software de programação (algoritmo) e circuitos integrados no chip. Quando o processamento está completo, o sinal digital é convertido em analógico novamente, amplificado e enviado ao ouvido. A digitalização permite a análise e filtragem dos sinais levando em consideração a fala e o ruído. O sinal de entrada é medido em intervalos de tempo específico (amostras de sinais). Quanto mais freqüente a amostra do sinal, maior a reprodutibilidade do sinal de entrada. A vantagem mais importante deste sistema complexo de processamento do sinal é a possibilidade de regulagem mais precisa, garantindo principalmente o entendimento de fala num ambiente com ruídos.

Sistema de Microfone Direcional Adaptativo:Microfone direcional que é controlado por um circuito digital para reconhecer ruídos móveis num ambiente e trocar ou mudar o padrão polar para reduzir seus efeitos no sinal inicial. Os ruídos móveis geralmente vêm de trás do usuário na angulação de 90 a 270 graus. A vantagem é a redução de ruído e conseqüente melhora da compreensão de fala em locais ruidosos.

Redutor de Ruído:
O aparelho auditivo consegue reconhecer o som e o classifica em duas categorias: fala ou ruído. Caso o som seja classificado como fala, ele é amplificado de acordo com a regulagem do aparelho. Caso seja classificado como ruído, ele é atenuado para garantir o conforto auditivo do usuário. A vantagem é o conforto, mesmo em situações ruidosas.

Destaque de Fala:
Destaca os sons de fala deixando-os mais nítidos e claros. A vantagem é a melhor compreensão de fala.

Cancelamento de Microfonia:

Circuito que detecta e elimina a microfonia do aparelho auditivo. A vantagem é que o aparelho não apita mesmo em situações críticas como quando o usuário fala ao telefone.

Mapeamento de ambiente:O aparelho detecta qual o ambiente em que está e automaticamente escolhe o melhor ajuste, sempre privilegiando a compreensão de fala. Aparelhos sofisticados mapeiam os seguintes ambientes: Fala, Fala no Ruído, Ruídos Constantes, Ruídos Intermitentes e Música.

Múltiplos Programas:
Aparelho possui diversos programas para que o usuário utilize em situações específicas do seu dia-a-dia.

Tecnologia Sem Fio:
Aparelhos se comunicam nos casos de usuários de dois aparelhos, tomando sempre a melhor decisão, privilegiando a fala.

Controle Remoto:
Possibilidade de aumentar volume, modificar programas e verificar a carga de bateria.
Bobina Telefônica Automática:
O aparelho detecta o campo magnético do telefone e muda automaticamente para o programa mais adequado para compreensão de fala.
Por: Mirella Boaglio Horiuti
Fonoaudióloga da Siemens Audiologia - Medical Solutions

Sinta-se em casa e deixe seu comentário.

0 comentários: