1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Os idosos, vivem na mira de vendedores inescrupulosos.

11 de junho de 2012 comente
ALERTA

Uma das denúncias que está se tornando cada vez mais comum nas delegacias de proteção ao consumidor  - Procon, no Brasil inteiro, está envolvendo idosos, pessoas aposentadas e pensionistas.

Eles reclamam estarem sendo persuadidos por vendedores ambulantes a adquirirem seus produtos.O coordenador do Procon, Fabiano Viudes comenta que essas pessoas estão sendo vítimas de vendedores, em sua maioria que trabalha com produtos para fisioterapia, como colchões e travesseiros ortopédicos.

“Temos verificado que nossos idosos, aposentados e pensionistas viraram vítimas desse tipo de negócio. Vendedores, que na ganância de querer vender seu produto a qualquer custo estão lesando essas pessoas.O pior é que esses produtos, na maioria das vezes relacionados à saúde, não traz o benefício que o consumidor espera”, relata o coordenador do Procon.

Com a promessa de que os produtos ajudam a eliminar diversos tipos de dores, estas empresas procuram os idosos em suas residências, onde fazem demonstração dos produtos e procedem com toda a parte burocrática da venda. Viudes, que tem acompanhado o drama de alguns idosos, informa que as denúncias têm aumentado. “Temos recebido vários idosos, o que nos tem preocupado. Por ser, em sua maioria pessoas simples e humildes, acabam não possuindo conhecimento adequado para analisar se aquilo que o vendedor fala realmente tem sentido, ou seja, se o produto vai trazer o benefício esperado”, diz Viudes.

No momento da abordagem, os idosos não têm nem tempo de pensar ou solicitar a orientação de algum familiar, pois são convencidos a efetuar a compra. “Os vendedores estão se aproveitando da fragilidade dos nossos idosos”, alerta a coordenador do Procon, lembrando que o aposentado se tornou o principal alvo, porque os vendedores fazem a chamada venda casada, ou seja, o valor do produto já vem descontado no benefício do consumidor.

Para se ter uma idéia, no que tange à venda de colchões ortopédicos, Viudes informa que apenas uma empresa do Paraná possui autorização da Agência Nacional de Saúde para a sua comercialização. “Ou seja, tem muita empresa agindo de forma ilegal, sem autorização da Agência Nacional de Saúde. Como já disse, repassam ao consumidor produtos que não trazem o benefício que se espera dele.”

Os produtos estão sendo vendidos de forma parcelada e o pagamento descontado diretamente do benefício e aposentadorias do INSS. A orientação do Procon, é de que os idosos não recebam nenhum vendedor e nem assinem nenhum tipo de papel. Já os familiares deverão estar mais cientes do problema para colaborar com os órgãos, a fim de evitar que estes vendedores continuem agindo no município.

A orientação do coordenador do Procon é para que antes de fechar uma compra, as pessoas mantenham contato com o órgão de defesa do consumidor. “A partir desse contato, vamos fazer um levantamento quanto ao tipo do produto que está sendo ofertado, a condição legal da empresa responsável e o seu fabricante. Enfim, vamos auxiliar o consumidor na compra para que ele não seja lesado.

Clicando AQUI , você encontra telefone e endereço do PROCON, em todo Brasil


Sinta-se em casa e deixe seu comentário.

0 comentários: