1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Festas de final de ano e Alzheimer por Silvia Masc

4 de dezembro de 2013 comente

As festas natalinas são um tempo em que a família e amigos, muitas vezes estão juntos. Mas, para as famílias que vivem com a doença de Alzheimer e outras demências, as férias podem ser um desafio. Com um pouco de planejamento e expectativas ajustadas, suas celebrações pode ser feliz, e deixar ótimas lembranças.

Familiarizar os outros com a situação, para que eles saibam o que esperar antes de chegarem. Se a pessoa está nos estágios iniciais da doença de Alzheimer, parentes e amigos podem não notar qualquer alteração. Mas a pessoa com demência pode ter dificuldade para seguir a conversa ou tendem a ser repetitivos. A família pode ajudar com a comunicação sendo paciente, não interrompendo ou corrigindo, e dando a pessoa tempo para concluir seus pensamentos.

Se a pessoa está nos estágios médio ou avançado da doença de Alzheimer, pode haver mudanças significativas nas habilidades cognitivas desde a última vez que um amigo de fora da cidade ou parente tenha visitado. Estas mudanças podem ser difíceis de aceitar. Explique aos visitantes que entendam que as mudanças de comportamento e memória são causadas ​​pela doença.

Se achar mais fácil você compartilhar as mudanças em uma carta ou e-mail que pode ser enviado para vários destinatários. Aqui estão alguns exemplos:

  • Estou escrevendo para que você saiba como as coisas estão indo na nossa casa. Estamos felizes com a sua visita, e pensamos que pode ser útil que você entenda  a  situação atual antes de chegar.
  • Você pode notar que ___ mudou desde a última vez que você (a) (o) viu.  Entre as mudanças que você pode perceber é ___.
  • Porque ___ tem problemas em lembrar e pensar com clareza, e o seu comportamento é um pouco imprevisível.
  • Por favor, entendam que se ___ pode não se lembrar de quem você é e pode confundi-lo com outra pessoa. Por favor, não se sintam ofendidos por isso. Ele / ela vai ficar feliz em você estar conosco, e eu também.

Ajustar as expectativas
O estresse das responsabilidades de cuidar, das tradições das festas de final de ano, pode tornar um evento exaustivo. Certifique-se de todos entendam sua situação de cuidado e que tenham expectativas realistas sobre o que você pode fazer. Seja honesto sobre quaisquer limitações ou necessidades, tais como manter uma rotina diária.

Seja bom para si mesmo.
Dê-se permissão para fazer apenas o que você pode razoavelmente controlar. Se você sempre convidou 15 a 20 pessoas para sua casa, considere diminuir o número de convidados e prepare uma refeição simples, solicite ou permita que os outros contribuam.
Você pode considerar também encontros menores de duas ou três pessoas de cada vez para evitar que pessoa com doença de Alzheimer fique cansada.
Se a confusão e agitação da noite são um problema, considere mudar a ceia de Natal em um almoço ou lanche. Se você decidir manter a celebração à noite, manter o ambiente bem iluminado.

Envolver a pessoa no preparo da festa.
Com as habilidades que a pessoa ainda possua,, convide-a para ajudar a preparar a comida, dando os ingredientes já medidos, embalar os presentes, ajudar a decorar ou pôr a mesa. Isso pode ser tão simples como dar a pessoa os objetos de decorações e dizer aonde colocá-los,  (Cuidado com as escolhas de decoração. Luzes piscando pode confundir ou assustar uma pessoa com demência, e itens de decorações que parecem comida podem ser confundidos como comestível.)
Manter uma rotina normal.
Quebrar a rotina normal da pessoa vai pode deixá-los irritados ou confusos. Organize para que ele descanse.
Incentivar presentes seguros e úteis para a pessoa com demência.
Se alguém perguntar para idéias do presente, sugerir itens como, roupa confortável, fitas de áudio das músicas favoritas, vídeos e álbuns de fotos.
Para quem cuida, a pausa do cuidado na sua lista de desejos.
Se os amigos ou familiares perguntarem  o que você quer de presente, sugira algo que vai ajudá-lo a cuidar de si mesmo ou ajudar no cuidado do seu ente querido. Na lista de sugestões, pode estar uma limpeza ou serviço doméstico, uma oferta para algo que lhe proporcione um pouco de descanso e relaxamento.
Quando o seu ente querido vive em uma unidade de cuidados
Natal é Natal, mesmo se comemorado em casa ou em casa de repouso. Aqui estão algumas maneiras de celebrar juntos:
Considere envolver o seu ente querido em quaisquer atividades que a casa de repouso tenha planejado para essa data.
Traga um alimento favorito do seu ente querido
Cantar músicas natalinas e perguntar se os outros moradores podem participar
Leia em voz alta uma história ou o poema favorito do seu ente querido.
Reduzir o stress pós-festas.
Providenciar cuidados ao seu ente querido para que você possa desfrutar de um filme ou almoçar com um amigo.




Sinta-se em casa e deixe seu comentário.

0 comentários:

Ocorreu um erro neste gadget