1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Entenda o que é linfoma

10 de novembro de 2013 1 comentário
O CONTEÚDO DESSE BLOG, É MERAMENTE INFORMATIVO, NÃO DISPENSANDO EM HIPÓTESE ALGUMA Á CONSULTA AO MÉDICO.

O sistema linfático é constituído pelos vasos linfáticos e gânglios (ou linfonodos), formados basicamente por glóbulos brancos que procuram defender a área na qual se localizam da ação de certos agentes externos. Os mais conhecidos estão situados no pescoço, nas axilas e na virilha, mas esses não são os únicos. Há gânglios distribuídos estrategicamente em órgãos do corpo inteiro.

O linfoma surge quando uma célula normal do sistema linfático se transforma, cresce além do normal e se espalha pelo organismo, caracterizado pelo aumento indolor dos gânglios.

As principais manifestações são verificadas por meio de caroços no pescoço, nas axilas ou na virilha. Há, também, situações em que o crescimento dos gânglios comprime órgãos internos, causando tosse, falta de ar, sudorese noturna, febre diária, perda de peso e coceira na pele.

Para um diagnóstico mais preciso, é necessário procurar um médico, que irá realizar os exames necessários para a identificação da doença.

O tratamento é escolhido de acordo com o tipo de linfoma. Há casos de baixo risco que não requerem intervenção médica, e também há alguns em que a quimioterapia é necessária. Sessões de radioterapia e até mesmo transplante de medula óssea podem ser aplicados para casos mais graves da doença.

Cuide-se! Consulte sempre seu médico.

Fonte: Revista Viva Saúde

Sinta-se em casa e deixe seu comentário.

1 comentários:

Denise Carreiro disse...

Esclarecedor. Já havia ouvido esse termo, mas não sabia o que significava. Muita paz!