1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

E-mails - Antes de passar adiante devemos tomar alguns cuidados.

10 de outubro de 2008 2 comentários


Quando a gente recebe um e-mail com algo interessante e sensacional, a gente fica doido para repassar para amigos! Isto porque a gente se sente parte de uma turma "antenada" (e na verdade o somos mesmo).

Mas, ANTES de sair freneticamente repassando coisas, há uma grande responsabilidade: Temos de verificar a credibilidade do conteúdo do e-mail.

É importante lembrar que o fato de escrevermos " apenas repassando" não nos tira a responsabilidade do envio, afinal é em nosso nome que ele segue.

Temos de identificar se há intenções de má fé. Temos de saber escapar dos milhares de golpes que se aplicam através de e-mails de telefones fixos e celulares).

Há três grandes grupos de alerta: Os Vírus, os Golpes e as Farsas (hoaxes).

Os Virus e Golpes querem que vc faça um contato e acabe baixando algo para o seu computador. Esse contato é disfarçado - tipo "clique aqui" - onde o nome é uma coisa mas o verdadeiro link é outro. Também podem mandar abrir um anexo contaminado com vírus.

Enquanto escrevia a postagem, recebi o seguinte e-mail em nome de alguém que não faz parte da minha relação de endereços.

Ainda lembra de mim? conversamos na sala de bate papo !! Estou mandando uma foto minha ai pra vc ver!!

não esquece de mandar uma foto sua!

Foto_14_08_2008.jpg Deletei imediatamente, é um clássico exemplo de má fé.

Já as Farsas querem que vc "repasse para o maior número de pessoas ...". Alguns querem somente "espalhar o boato", às vezes por brincadeira, ou para atacar um concorrente, etc. O pior é aquele que "monta" um esquema para ir capturando e-mails e juntando numa lista para depois vender, entregando você e todos os seus amigos para pessoas inescrupulosas.

Os caçadores de e-mails às vezes usam "correntes" com assuntos plausíveis, como religião (santo que visita a sua casa), etc.

O ideal é não repassar: Se você acha que um assunto deve ser propagado, abra uma "Nova Mensagem", reescreva o texto (resumindo) e passe aos amigos.

Tente passar somente assuntos leve,literatura, arte, dicas de passeios, piadinhas, notícias de interesse público, bate-papos, videos, fotos e PPs interessantes ou outros que você sabe ser de interesse dos seus amigos.

Nada de notícias alarmantes, venenos, milagres, novo tipo de assalto, etc - isso tudo, se for mesmo verdade, por certo não escapará aos jornais e TV.

E quando aparecer algo tipo "cura do câncer, criança perdida, hospital tem córneas sobrando, etc), cheio de nomes e telefones, ANTES de repassar,
abra a página do Google, copie um trecho da mensagem , e cole na janela de busca, você provalvelmente, encontrará alguma notícia em uma fonte séria, (jornais de grande circulação,por exemplo).

E o mais importante: coloque os destinatários como "Cco" - cópia oculta (ou "Bcc") - Procedendo assim, você protegerá os seus amigos, e também será visto como um amigo (a) "elegante".

Um grande abraço e continuem "antenados", faz bem à mente, e conseqüentemente, faz bem ao corpo.

silvia masc.


2 comentários:

Geny disse...

Muito boa esta notícia, a gente mexe no computador, mas não sabemos de algmas coisas que são importantes como essa. Eu adoro ler aqui, e já aprendi aqui também aumentar a letra na tela, meu filho ficou bobo, acho que nem ele sabia.Um beijo e um abração querida.

Mariana disse...

Bom fim de semana.
Um abraço!

Ocorreu um erro neste gadget