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Dicas para preservar a saúde no dia da Ceia de Natal

5 de dezembro de 2008 comente


Potássio Extra
Pistache é boa fonte de proteína vegetal e contém elevado teor de ácidos graxos, com predominância dos monoinsaturados, que têm um efeito cardioprotetor. Ele também concentra potássio (acima de 1.000 mg/100g), mineral que evita cãibras.


Fuja do salaminho
Tem alta concentração de gordura (35%), sobretudo a saturada, que eleva o colesterol ruim. Contém sódio demais e seu valor calórico pode detonar a dieta: 430 calorias por 100 g. Prefira o peito de peru, que tem 40% a menos de gordura.


Tremoço light
É um alimento da classe oleaginosa, muito rico em proteínas (junto da soja e da ervilha). Pertence à família das nozes, mas seu teor calórico é cerca de seis vezes menor. Tem um índice glicêmico baixo e uma alta concentração de fibras dietéticas.


Rainha do sal
Ao consumir 25 azeitonas estará ingerindo o total diário de sal recomendado pela OMS: 6 g. Em contrapartida, possui alta concentração de ácido graxo oléico, que protege o sistema cardiovascular.


Calorias disfarçadas
O queijo de búfala tem menos sal que a mussarela tradicional, mas traz mais gordura, proteína e lactose, o que o torna mais calórico. Tem boa dose de substâncias anticancerígenas.



Castanha do coração
Não é light, mas tem calorias do bem, representadas pelo alto teor de ácido graxo monoinsaturado, que eleva o colesterol bom e diminui o colesterol nocivo à saúde. Muito rica em selênio.


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