1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Para as meninas aderirem e para os meninos ensinarem

14 de fevereiro de 2009 2 comentários
Getty Images
Saltos maiores do que 3cm causam deformidades ósseas



Nas últimas temporadas, a moda tem levado as mulheres a viver nas alturas. Literalmente. Saltos cada vez mais altos parecem ignorar o formato do corpo, propondo uma nova postura.



Até as experientes modelos têm tido dificuldades em andar sobre tais plataformas - quedas em passarelas são cada vez mais comuns. Uma modelo caiu no último desfile da marca Chanel, em Paris.

Para saber até que altura é possível chegar, a ortopedista Cibele Réssio, da Universidade Federal de São Paulo Unifesp), dá algumas recomendações e dicas para combinar seu estilo com boa saúde. Entre elas, salto de apenas 3cm. Confira:

1. Três centímetros é a altura recomendada para que os saltos não tragam prejuízos ao corpo. Mais do que isso, começa a provocar deformidades ósseas, principalmente joanetes.

2. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não são sapatos apertados que causam joanete, mas sim a pressão feita no dedão quando andamos com saltos superiores a 3 cm.

3. Além de joanete, saltos muito altos podem causar outras deformidades como dedos em garra, aumento da incidência de entorses e fraturas de tornozelo.

4. Não é verdade que as mulheres precisam usar um pouco de salto. As que reclamam não conseguir usar sapatos baixos desenvolveram encurtamento da musculatura posterior da perna e sentem dores quando tiram o salto. Para quem sofre desse sintoma, a ortopedista recomenda alongar diariamente os músculos da região.

5. Evite andar longas distâncias com saltos muito altos. Reserve esses sapatos para ocasiões nas quais você não irá se movimentar muito.

6. Os modelos altíssimos com sola meia-pata oferecem um pouco mais de conforto, pois a plataforma na região frontal do pé ameniza a altura do salto. Mas fique atenta ao caminhar. Pois qualquer irregularidade no caminho pode provocar quedas.

7. Fique atenta ao tamanho dos seus pés. Ao longo dos anos, 90% das pessoas passam a calçar um número ou dois a mais. Portanto, nada de comprar sapatos sem experimentar.

8. Compre sapatos sempre no fim da tarde ou à noite, quando os pés estão mais inchados.

9. Sempre experimente os dois pés dos calçados a serem comprados.

10. O modelo deve deixar folga de uma polpa digital entre seus dedos e o material.

USP ON LINE

2 comentários:

Anny disse...

Sílvia:
Parabéns pelo texto. Adorei as dicas.
Beijos,
Anny.

Anônimo disse...

Olá! Conheci há pouco tempo o Portal Clube Vida Moderna e gostei muito. É para a terceira idade. Eles têm até comunidade. Eles têm como colunista a consultora de moda Milla Mathias. Ela dá dicas excelentes de moda. Tem uma matéria inclusive que fala de salto alto. Vale a pena conferir! O endereço é www.clubevidamoderna.com.br.

Ocorreu um erro neste gadget