1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Repensando o nome do Blog

16 de fevereiro de 2009 11 comentários



Iniciei esse blog, prestando uma singela homenagem aos meus pais, porém a medida que fui me envolvendo com assuntos relativos aos idosos, e tendo uma resposta de quase 13 mil visitas em poucos meses, senti que não era simplesmente uma homenagem à eles, mas também, uma maior responsabilidade com os leitores, que leem que escrevem, opinam, comunicam e com os que estão didáticamente fazendo uso do conteúdo. Passei então a ler muito mais sobre o assunto, e entre outras ideias para serem colocadas aqui, algumas leituras me fizeram repensar o nome do blog, uma das leituras falava sobre os milhões de idosos que são molestados fisicamente e moralmente diariamente no Brasil e no mundo, outra foi a entrevista aqui publicada*


Entrevista feita com a Dra. Dorli Kamkhagi - Coordenadora do Grupo de Gênero do Amadurecimento do Instituto de Psiquiatria, no Hospital das Clínicas de São Paulo, (dia 28/01/2009).

Trecho da entrevista:A solidão, o medo das perdas e doenças, as transformações físicas, perdas econômicas e a dificuldade de fazer o ajuste entre o que acha de si mesmo e o corpo que efetivamente tem. Há uma imagem idealizada da velhice: quem não é maratonista fica frustrado. Tem gente que luta, mas, para a maioria, é uma fase difícil. A gente envelhece como vive: quem se interessava pela vida aos 50, continua assim aos 80. É só pensar em pessoas como a artista plástica Tomie Ohtake. O ideal é ponderar que não é preciso ser uma bailarina, mas é possível andar.

Também me chamou a atenção, um comentário, feito pela Prof. Neuza Guerreiro de Carvalho - 78 anos que mesmo aposentada, continua intensamente produtiva , ela disse ao auto definir-se:

Todas as idades tem o seu encanto, e a etapa do idoso, na maioria da vezes não é a Melhor Idade."Não me chamo velha, não estou na Terceira Idade – a vida não se conta pelo número de anos vividos; não estou na Melho/ridade – porque podemos encontrar coisas boas em qualquer etapa da vida; não gosto de Feliz/idade porque soa artificial... Prefiro dizer, mais poeticamente parafraseando Machado de Assis:
Estou naquela idade inquieta e duvidosa que é um fim de tarde e começa a anoitecer Então, vou me colocar em uma faixa etária, numa idade cronológica – 78 anos – por questão de identificação temporal."


Refletindo sobre as palavras da Dra. Dorli ditas na entrevista e nas palavras da Prof. Neuza alguém que vive há 78 anos, ativa e produtiva, não pude deixár de achá-las ditas com sabedoria e então imaginei que Melhor Idade, não mais cabia.

O nome do blog doravante será LONGEVIDADE a proposta , continuará a mesma, que é de "fazer crer, que através da informação, do conhecimento e da aplicação desses, a vida se torne muito melhor e que seja longa, ativa, com alegria e bem estar, respeitando as limitações de cada um".

abraços,

Entrevista completa da Dra. Dorli aqui

11 comentários:

Anônimo disse...

*
idade/longa,
para este blog,
é o meu desejo,
,
conchinhas,
,
*

Anônimo disse...

Silvia
Parabéns pelo seu cuidado com a "máquina do tempo", temos de saber viver cada fase da nossa vida com dignidade.
Gosto do titulo que irá nortear este Blog "LONGEV/IDADE.
Parabéns
G.J.

Bia disse...

Querida Silvia!
Que bom que reapareceu!Estava peocupada!...Todos da minha familia pegaram a mesma virose, mas já sararam!...
Vou lhe acompanhar neste seu "novo" blog...pois acho seu trabalho lindo!
Meus pais também são fantásticos, e junto comigo, já leram e releram este seu espaço tão especial!
Eu faço alguns trabalhos muito interessantes, e tenho certeza de que iremos nos conhecer pessoalmente!Você será minha convidada especial para assistir uma de minhas palestras!
Lindo o seu RESPEITO pelos mais velhos que nós!
PARABÉNS!!!
Um beijo no coração!
Bia Maia

Anônimo disse...

Silvia, ficou muito legal, visual leve, parabéns, valeu a mudança.
beijo

Anônimo disse...

Menina, ficou tri legal. abraços

Anônimo disse...

Por e-mail: Silvia, excelente, gostei mais tbém dessa palavra 'longevidade'.
É isso aí.
Todas as idades teem seu encanto.
Respeito, admiro e procuro 'imitar' os mais velhos.
Claro, há exceções, mas é neles que reside a sabedoria.
Parabéns pela idéia do teu blogue.
Vc é uma filha bem-aventurada, dígna de louros.
Um beijo e ótimo dia

Anônimo disse...

Gostei muito das mudanças
Deus te abençoe, cada vez mais!!!
Grande beijo

Anônimo disse...

PARABÉNS.....FICOU GENIAL.....DESEJO TODO O SUCESSO, COMO NÃO PODERIA DEIXAR DE SER...

BJS

disse...

Parabéns pelo novo visual e pela nova casa, ficou maravilhoso.
Vou trocar o nome lá em casa.
Volto com mais tempo, estou um pouqinho doente, com cruse de fibromialgia, meu corpo doí todinho, mas já estou medicada e logo fico bem, já estou até que meio acostumada.
Beijos minha linda que Deus te abençoe com essa missão tão maravilhosa.

Anônimo disse...

Parabéns!
Pelo nome, pelo trabalho, pelas pesquisas, em fim pelo seu interesse....beijos,
Cida

Anônimo disse...

SILVIA
Volto aqui, agora com mais tempo, para lhe dizer que aprecio muito esta sua preocupação com os nossos Séniores, precisamente em que as novas gerações fazem questão de ignorar os mais velhos, consideram-nos imprestáveis, ignorando o fazendo questão de ignorar que os mais velhos são a verdadeira FACULDADE DA VIDA.
Parabéns
Coragem
Bjs
Gaspar de Jesus