1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Ser gentil e educado é bem legal

28 de janeiro de 2011 15 comentários

Hoje, me deparei com o seguinte e-mail:


"Quero que você mande todos os artigos que você tiver sobre idosos e quedas".

M.C. dos Reis



Sim, a mensagem era apenas isso. Fiquei olhando, pensando...
Será que as pessoas pensam que o blog é feito por uma máquina, ou programa que gera postagens automaticamente? Será que pensam que eu ganho um ótimo salário para fazer o blog, e por isso tenho obrigação de atendê-los prontamente, sem ter que esperar a gentileza de um cumprimento ou agradecimento educado?

Alguns desses materiais eu escrevo, pesquiso, traduzo e verifico a credibilidade das fontes, antes de "colocar no ar".
Artigos científicos eu “garimpo” na internet em revistas e sites de saúde, e sempre que necessário, peço autorização para o(s) autor(s) para colocar no Blog, coisa que qualquer um poderia fazer, bastaria ter boa vontade, dedicação, perder horas de sono, perder horas que poderiam ser aproveitadas, lendo outros blogs e retribuindo as visitas virtuais, mas eu acho importante enriquecer o acervo da Biblioteca Digital do Longevidade, e é por aqueles que são gentis e educados que eu continuo pesquisando e enviando materiais.

Não são poucos que chegam dessa maneira, sem um Bom dia, Boa tarde ou Boa noite, sem um por favor, ou obrigada, poucos são os que retornam para agradecer os materiais que receberam, e com isso, vou perdendo o tesão de dar continuidade com esse trabalho que é considerado de utilidade pública, pelo Portal do Envelhecimendo da PUC de São Paulo, e que no ano passado participou de várias campanhas de prevenção a convite do Ministério da Saúde.

O fato é, quando a solicitação vem de outros países como Portugal ou Japão por exemplo, o tom é repleto de boa educação.
E nós brasileiros, que fomos considerados pela rede de televisão americana CNN como "o povo mais legal do mundo", apenas pelo  futebol bonito de Pelé e Ronaldo, o Carnaval do Rio, os minúsculos biquínis e os corpos bronzeados bem que além de mais legais, poderíamos ser também os mais bem educados e gentís não?

Gente, um pouquinho de gentileza e delicadeza não empobrece, não mata, não provoca estrias, artrose, celulite, cegueira, tosse, alergias, os cabelos não caem e tão pouco embranquecem, não provoca rugas ou cáries.
Quem sabe, o blog consiga um bom patrocínio e aí não me sentirei tão desconfortável com esse tipo de atitude, afinal, estarei cumprindo com a minha obrigação perante o meu patrocinador.

Pronto, falei!

Muito obrigada,

Silvia Masc


Sinta-se em casa e deixe seu comentário.

15 comentários:

Deborah disse...

Ahhhh eu sei bem como é isso, mas não desanime não. Muito bacana seu blog. Parabens!

Milton T disse...

Nada mais desagradável do que pessoal incivilizadas, ao que parece são a grande maioria

=)

Silvia Masc disse...

Olá Déborah, depois que eu tiro o caroço da garganta, me animo novamente.
Obrigada pelo seu comentário e visita.
:-)

Silvia Masc disse...

Oi Milton, infelizmente são a grande maioria sim, e o ano passado, o blog atendeu algo em tono de 250 estudantes e graduados em áreas a fins.
:-)

Cristiane A. Fetter disse...

Silvia, o engraçado é encontrar este tipo de mal comportamento no mundo virtual. Imagina-se que em tem acesso à rede deveria ser mais educado. Ledo engano.
A educação vem de berço, ser gentil é inato, mas isso não quer dizer que aprender a ser gentil não posso acontecer.
O alerta está aqui, e não serve só para o seu blog não, serve para todos.
Muita gente se depara com blogs pessoais e acha que tem o direito de dar palpites grosseiros na vida da pessoa, sem levar em consideraçào que o que está escrito alí é parte de uma história ou visão. Eu mesma já passei por isso, já me aborreci e tive que pensar durantes alguns dias antes de responder, depois do último eu resolvi filtrar os comentários, assim isto não vai ao ar.
Como você disse, é por aquelas pessas sensíveis e educadas que você deve continuar seu trabalho, e por você também que tem prazer em prestar este tipo de serviço.
Desabafe sempre que necessário, assim as pessoas irão pensar duas vezes antes de enviarem um e-mail sem noção como este.
bjks

Lu Souza Brito disse...

Silvia, eu ainda fico abismada com pessoas que agem dessa forma. E são muito e muitos e muitos.
Mesmo que fosse seu trabalho assim com um patrocinador como você mesma disse, nem assim daria a ela (e) o direito de ser mal educada (o).

É bom que esta pessoa venha aqui e veja nao só seu post, como também os comentários para ver se se toca e da próxima vez tenha mais modos.

Mas não desiste não. Deve dar uma raiva danada, mas pense naqueles que realmente precisam dos seus artigos. Não fulaninhos que quer tudo de mão beijada, mastigadinho e sem saber ao menos pedir.

beijoooooos

Leslie**** disse...

a má educação é geral, em qualquer área. vejo isso até na academia,as vezes alguns não respondem ao boa tarde, boa noite, como se fossem surdos.esse tipo de gente nem deveria sair de casa, não sabem viver em sociedade.
Bjs

chica disse...

Desabafar faz bem e isso aindA NOS IMPRESSIONA, né?pROCURAMOS SER GENTIS E ATENCIOSOS COM TODOS, MAS DE VEZ EM QUANDO, LEVAMOS ESSAS...BEIJOS, SEGUE TEU TRABALHO LINDO E FIRME!

beijos,chica,

CARNEIRO disse...

Amei o seu desabafo!!!!
Vcc enviou esse seu desabafo para o remetente M.C.dos Reis?
Acredito que sim!
Eu gostaria de ver a cara dele quando recebeu a resposta!
Se ele tiver um pouco de vergonha na cara, o mínimo que ele devia fazer seria escrever outro e-mail pedindo desculpas!
Um abraço
Beth e Roberto

Paulo disse...

Concordo com vc, eu também mantenho um blog social em pról do idoso, não recebo nada, nem apoio de faculdades ou universidades... e sei como é complicado.... mas é de coração que fazemos e como diz na biblia o que a mão direita faz a esquerda não deve saber, continue com esse trabalho maravilhoso que faz... Parabéns!!

Silvia Masc disse...

Obrigada pela compreensão de vocês.

beijos

Márcio - Sampa disse...

o sujeito(a) é econômico, ou tem o "rei" na barriga... Mas vc é uma guerreira e sabe q ajuda a mto gente....num desanima não!!
Bjos e Abraços,

Sonia H disse...

Silvia,

Gosto muito de acompanhar o seu blog, mesmo não comentando muito.
Fico também perplexa com este tipo de atitude.
Infelizmente temos de admitir que o brasileiro não é mais aquele povo gentil, cordial, educado do passado. São ações cotidianas: no supermercado, no ônibus, no metrô, na sala de aula.
Acredito na educação de berço. E esta, minha querida, encontra-se em extinção.
Um grande abraço e parabéns pelo blog!

Beth/Lilás disse...

Silvia, amiga querida!
Eu li teu post no mesmo dia em que colocou aqui sua indignação, mas como meu marido se operou esta semana do braço, não tenho ficado muito tempo na internet, mas, hoje, domingo, com calma, vim aqui trazer-lhe meu apoio, afinal desde que lhe acompanho sei do tanto de esforço e carinho tens com este blog para trazer informações e dicas excelentes para as pessoas com relação aos idosos da família.
Fiquei também boquiaberta com tamanha indelicadeza e digo-lhe que esta pessoa não merecia sequer um post assim, na verdade, não merecia nada mesmo. Mas a gente fica engasgado com isso, afinal não é esta a postura de quem navega pelos blogs, principalmente num como o teu, cheio de carinho e tão boas postagens.
um abraço apertado, carioca.

Leci Irene disse...

Silvia, isto é o cúmulo da coisa! Imagina todo "este trato" com os idosos??????????????????????