1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Idosos São Nova Geração de Internautas-Tatiana Schnoor

17 de junho de 2009 7 comentários
LONGEVIDADE

Engana-se quem pensa que a melhor distração para as pessoas da terceira idade é a hidroginástica, dança de salão e jogo de xadrez na praça local.
O uso dos computadores e o acesso à Internet por esse grupo já começou a roubar o tempo
antes gastos nos programas tradicionais.
Os usuários de Internet com 65 anos ou mais já somam 380 mil.
“Usar a Internet facilitou minha ida a mais lugares do que eu posso ir fisicamente”,
diz a aposentada Maria Neide Ferrazoli Clemente, 68 anos, que usa cadeira de rodas e não consegue se locomover com facilidade.
“Como a cidade não está preparada para cadeirantes, a Internet me permite ver resultado de exames, fazer compras de supermercado e pesquisar endereços com mais agilidade”, relata.
O computador também facilita a comunicação com os parentes que moram longe.
Depois que os idosos descobrem que usar a Internet ajuda a economizar na conta de telefone, não querem saber de outra coisa.

“Falo sempre com as minhas filhas que moram longe pelo MSN. Uso a webcam e posso ver como elas estão, uma delas vive em São Paulo e a outra na Europa.
A tecnologia ajuda a encurtar distâncias e a reduzir as contas de telefone”, comenta a professora aposentada Neuza Fabiano, 64 anos, que vive em Rio Verde, Goiás.

A idade não é um impeditivo na Internet.
Pelo contrário, as pessoas com mais idade também estão presentes em comunidades de relacionamento, como é o caso da corretora de imóveis Edna Michiles, 54 anos, usuária do Orkut. “Adoro! Já encontrei várias amigas das antigas e muitas me acharam também.
Troco muitas mensagens e estou sempre em contato com as pessoas”, conta.
“Leio diariamente os sites de notícias mais importantes”, diz Neuza Fabiano.

A corretora Edna tem mesmo hábito.
“Além de me manter informada, a Internet é fundamental para usar serviços eletrônicos do
governo, que fazem parte do meu trabalho”, conta.
Já para Maria Neide, a Web serve para fazer compras. “Compro livros, remédios e faço transações bancárias. Não tenho medo, sei como me proteger. Passo antivírus uma vez por semana e sempre apago os e-mails de pessoas que não conheço”, ensina.
No entanto, para alcançar essa familiaridade com a tecnologia, os idosos tiveram de ultrapassar a barreira do medo.

“Não é fácil vencer esse temor. A gente acha que vai estragar ou apagar tudo”, admite Maria Neide, que só conseguiu começar a usar o computador com a ajuda dos filhos.
“Eu tenho essa sorte, mas escuto dizer que tem muito filho que não tem paciência”, lamenta.
No caso de Neuza Fabiano, a saída foi fazer um curso. “Um dia tomei coragem e me matriculei.
Me senti meio deslocada porque só tinha garotada. Mas segui adiante e hoje sei fazer tudo sozinha. Quando tenho dúvida recorro ao meu filho ou ate mesmo às netas de cinco e oito anos”, afirma a aposentada, que já ajudou muitas amigas a perderem o medo e virarem
“experts em computação".

Quem quiser ver dicas para uso da internet, aprender a fazer um blog, usar o Twitter, dicas de programas, aprender a fazer um vídeo, aulas de word e excel etc..., e tudo GRÁTIS é só clicar aqui.


7 comentários:

Brandina disse...

Tenho 63 anos e sou usuário da internet onde tenho um blog: www.jairclopes.blogspot.com e vejo a web como um portal para o mundo que o idoso pode usar manter-se antenado no que acontece. Parabéns pelo post.

JAIR disse...

Parabéns pelo post, muito bom.

ceiça disse...

Ola amiga.
Adoro seus blogs, suas postagens são de qualidade.
Eu ( como diz minha linda filha ainda estou na pre adolecencia da terceira idade rs)sou usuária da internet.
Apezar de saber so ´basiquinho rs, mas naum consigo me ver mais sem meu micro rs.
Adoro ler seus blogs e outros tambem interessantes a Gi que me ensinou o pouco que sei, pra podermos conversar e claro economizar telefone rs.A partir dai comecei a (fuçar) e aprendi mais coisas .Mas agora estou aprendendo lá no UNSTRAP rs.
Logo logo vou estar uma exper na informatica kkk. obrigada amiga.
beijos n'alma

Alexander Striemer disse...

Qundo me aposentei com 68 anos,meus filhos insistiram,que eu comprasse um computador.ideia que eu achei, devido a minha idade, um absurdo.Eles venceram e hoje com quase 81 anos
sou grato a eles.Resolvo muitos problemas no pc e o melhor,conheci muita gente bacana,como por exemplo você amiga Silvia.Um beijo´para você.

Tereza Duarte Amorim - Cianorte - PR disse...

Como o Sr. Alexander, eu também comprei o meu micro quando me aposentei aos 67 anos, tenho 72 e o meu micro me leva para muitos lugares, faço compras, pago minhas contas, vejo filmes e faço amizades. Até viajo visitando sites de viagens, sou cadeirante e se não fosse a internet e minha vida seria um pouco mais triste e dependente. Aprendi com uma adolescente linda a Geovana, que vinha dar aula aqui em casa, sou muito grata à essa pequena professora.
Ainda não tenho um blog, estou pensando muito nisto, vou dar uma olhada no site que você indicou, quem sabe eu me encorajo a começar.
um beijo carinhoso especialmente pelo carinho e capricho que o seu blog transmite.
Fique com Deus Silvia.

Anônimo disse...

Tenho muito respeito por esses idosos, que aderem as modernidades, mesmo com dificuldade e falta de apoio dos mais jovens, depois do que li, terei mais paciência com a minha vó que está também tentanto aprender a usar o PC. Legal mesmo.

Paulo Tamburro disse...

TEXTO EXCEPCIONALMENTE BOM , HUMANO E ESPERO

VIDA ETERNA PARA SEUS PAIS E QUE VOCÊ CONTINUE ,

NESTA BLOGOSFERA INFESTADA DE INUTILIDADES,

ESCREVENDO ARTIGOS DA QUALIDADE DESTES.

UM ABRAÇÃO CARIOCA