1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Olhos nos olhos - Os cuidados básicos para amenizar as bolsas na região das pálpebras

9 de junho de 2009 2 comentários
LONGEVIDADE
Há quem não se incomode. Mas a maioria das mulheres - e homens - trava guerras com o espelho assim que as primeiras marcas de expressão começam a se instalar ao redor dos olhos. Rugas, linhas e bolsas palpebrais não pedem licença e contra esses hospedeiros nada bem-vindos, não faltam recursos. A lista de paliativos existentes no mercado já é capaz de melhorar a imagem e a auto-estima de muita gente. Mas se a indústria promete milagres, especialistas garantem que tudo é uma questão de começar cedo.

A prevenção deve começar por volta dos 25 anos. Dormir oito horas por dia, usar um bom óculos escuros e não abrir mão do filtro solar são algumas formas de adiar as indesejáveis ruguinhas.

A região ao redor dos olhos apresenta uma pele extremamente fina e sensível, devido à grande quantidade de vasos. Além disso, a função motora dos olhos e o movimento dos músculos diante da luminosidade fazem com que a região seja a primeira a denunciar o passar dos anos. Entre as alternativas disponíveis para adiar as rugas, o ácido retinóico, na opinião do especialista, é um dos produtos mais indicados.


Outro problema comum, as olheiras também podem ser atenuadas. A primeira alternativa são os produtos à base de vitamina E. A novidade nesta área são os cosméticos que, além de disfarçar as olheiras, ainda ajudam a tratá-las. Existem bases com filtro-solar e com vitamina E específicas para essa região. "São produtos estéticos que desempenham uma função dermatológica". O tratamento com laser também é eficaz porque estimula a produção de colágeno, suavizando a pigmentação.

Para quem prefere soluções caseiras, o soro caseiro gelado é uma grande arma contra aquele aspecto de noite mal dormida, porque a temperatura fria reduz a circulação sangüínea na região. Basta fazer uma compressa com algodão e colocar nos olhos durante 15 minutos, todas as noites.

A mesma regra vale para a maquiagem, que deve ser retirada por completo antes de dormir. Existem demaquilantes específicos para essa região e, quase sempre os fabricantes têm o cuidado de utilizar componentes que não causam alergias. "No entanto, alguns produtos para retirar a maquiagem deixam resíduos na pele e podem entupir os poros". No quesito limpeza, a dupla água e sabão neutro permanece imbatível.

Dermatologista Abdiel Figueira Lima
Dermatologista Beatriz França da Mata


2 comentários:

disse...

Meu anjo fofinho,
bom dia pra ti cheio de luz e amor, tem um presentinho pra ti lá em casa.
Adoro ler suas informações tão maravilhosas.
beijos, te amo!

Lu Souza disse...

Hummm, estas informações muito me interessou, porque tenho umas olheiras detestáveis. Posso ter dormido as 08 horas recomendadas que lá estão elas. Tenho sensação de estar sempre com aspecto cansado. Volta e meia aparece alguém pra dizer que estou abatida (snif) com olhar cansado.
Vou tentar o soro caseiro a noite. Só o corretivo facial não tá dando conta. Mas sempre faço a limpeza de pele antes de dormir...
Bjos!