1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Tarja Preta , o que é isso?

2 de dezembro de 2009 1 comentário
Para imediata compreensão do risco e do grau de necessidade da prescrição médica os medicamentos são distinguidos com uma linguagem de tarjas impressas em suas embalagens.



Tarja Preta: a tarja preta informa que o medicamento é de alto risco, não pode ser usado sem prescrição médica e que só podem ser vendidos com apresentação da receita.

As receitas destes tipos de medicamento ficam retidas nos estabelecimento distribuidor do medicamento e são recolhidas, periodicamente, pelos serviços públicos de saúde.

Tarja Vermelha: o medicamento com tarja vermelha é de menor risco, ou seja, embora também seja vendido apenas com receita médica, não representa risco de vida, mas apenas de efeitos colaterais.

Ainda que o consumidor possua o medicamento em casa, ou consiga adquiri-lo independente de apresentar receita médica, é importante que obtenha orientação médica para utilizá-lo, pois, mesmo sendo recomendado para alguns tipos de doenças seus efeitos podem agravar outras áreas da saúde.

Sem Tarja: a ausência de tarja não é um indicador de que o medicamento possa ser usado sem contra-indicação, mas apenas que pode ser vendido sem a apresentação da receita médica, assim, o consumidor deve manter os mesmos cuidados recomendados para os demais medicamentos com tarja.

1 comentários:

Cleide de Oliveira disse...

Silvia,

Ótima matéria.

Só para complementar, as farmácias que vendem os remédios de tarja preta devem possuir uma autorização especial para comercializá-los.
Desconfie das farmácias que vendem medicamentos que não estão na prateleira.
E lembre-se consulte sempre o farmacêutico, caso a farmácia não tenha o profissional é outro indicativo de má fé do comerciante.
Grande beijo
Roberto Mascarenhas Pegoretti