1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Mascote da Copa de 2010

14 de junho de 2010 4 comentários

O mascote oficial da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul é um leopardo que se chama  Zakumi, uma combinação de palavras em dialetos africano, como “ZA”, abreviação para África do Sul, mais “kumi”, forma escrita do número dez em alguns países do continente.

“Zakumi representa o povo, a geografia e o espírito da África do Sul, personificando a próxima Copa do Mundo da FIFA. Estamos certos de que teremos muita diversão com ele, que nos guiará durante a Copa das Confederações (a ser disputada em 2009) e no Mundial”, disse o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke.
O que significa Zakumi?
O código "ZA" representa a África do Sul ("Zuid-Afrika" em holandês) e "Kumi" significa dez (ano da Copa do mundo) em várias línguas africanas. A palavra "Zakumi" também pode ser entendida como "vem aqui" em algumas línguas sul-africanas.
Quando Zakumi nasceu?
Zakumi foi apresentado em 22 de setembro de 2008, mas a mascote "nasceu" em 16 de junho de 1994, dia da juventude na África do Sul. O ano de 1994 representa o nascimento de uma nova África do Sul, com a introdução das eleições democráticas no país. Como Zakumi terá 16 anos na Copa do Mundo ele também representa a nova geração que nasceu num país sem a política racista do Apartheid.
O que é Apartheid?
O Apartheid foi uma política racial adotada legalmente em 1948 na África do Sul. Apartheid significa "separação" em africâner, língua germânica falada na África do Sul e na Namíbia. Neste regime a população negra (maioria no país) tinha de viver separada da minoria branca e não era reconhecida como cidadã em seu próprio país. O Apartheid foi abolido em 1990. Quatro anos depois a África do Sul escolheu para presidente em eleições diretas o principal representante do movimento anti-apartheid, Nelson Mandela.
Se você quiser guardar em seu computador o calendário da fase inicial dos jogos, basta clicar na imagem esperar abrir, e depois salvar.

Sinta-se em casa e deixe seu comentário.

4 comentários:

Lu Souza Brito disse...

Olá Silvia,

Ontem mesmo assisti o filme Invictus com Morgan Freeman e Matt Damon em que relata em partes a vida de Mandela como presidente. Tudo bem que ele se resumi a um time de rugby, mas cada fala representada pelo Morgan nos enisna sobre quem é é como pensa o Mandela. Lindos ensinamentos de perdão, compaixão, confiança.

welze disse...

bom saber dessas curiosidades

welze disse...

bom saber dessas curiosidades. boa semana

Freud Explica disse...

Olá minha linda, que saudades!
É mais não podia deixar de vir te dar um beijinho.Ando tentando arrumar um tempinho pros blogs, mas a correria tá feia viu amiga? Mas essa vida mult tá me lascando aff! rsss...
ando cuidando da minha mãe, do maridão, dos filhotes, da casa e dou aula de artesanato a noite. Ando escrevendo em agendas e só quando dá passo para os blogs.
Mas hoje estou como gosto, visitando os amigos queridos.

Vou tentar me organizar melhor e vir matar as saudades todos os dias.
Bjinho Silvia.
Isis