1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Colírio não "aguinha"

30 de julho de 2010 1 comentário
Colírio não é inofensivo, alertam médicos
Muitas pessoas erram na hora de aplicá-lo: o certo é apenas um gota

Não é só uma 'aguinha', não. O colírio, cujo uso cresce em estações secas como o inverno, é um remédio que, pela fama de inofensivo, participa de interações perigosas com outros medicamentos. "As pessoas acham que o colírio é uma aguinha qualquer e não prejudica", diz o oftalmologista do Hospital Oftalmológico Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto.

O produto pode, por exemplo, inibir o efeito de anticoncepcionais.
"Durante o inverno, período em que o tempo seco intensifica a poluição e facilita infecções, o uso de colírios se torna mais comum", confirma Queiroz Neto. "Quem já é alérgico a alguma coisa costuma ter o olho mais seco. Nessa época associam o colírio a outros medicamentos e é preciso ficar atento", completa. Segundo o médico, com o clima frio, dobra o número de atendimentos por interações medicamentosas com o colírio no Instituto. A situação, relata, chega a atingir 20% dos pacientes.

Além da associação com outros medicamentos, também são preocupantes as doses exageradas e as aplicações incorretas do colírio. "Basta uma gota entre o globo ocular e a pálpebra inferior. Os pacientes não sabem aplicar", garante.

Comprar colírios sem orientação médica, defendem os especialistas, pode expor o paciente a complicações de saúde. "Alguns colírios podem provocar parada cardíaca e alucinações em crianças", diz a oftalmologista e chefe da equipe de retaguarda do Hospital 9 de Julho, Ana Luiza Hofling de Lima.

Um exemplo de interação medicamentosa prejudicial é entre o colírio betabloqueador, que serve para controlar a pressão dos olhos, e os remédios broncodilatadores, usados contra problemas pulmonares. Segundo o médico Luiz Carlos Portes, membro do Conselho da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, essa interação pode provocar falta de ar e levar até mesmo a um processo asmático. Os efeitos colaterais de interações indevidas também atingem os próprios olhos

 Fonte: Revista Veja de 28/07/2010 pg. 49

Sinta-se em casa e deixe seu comentário.

1 comentários:

Beth/Lilás disse...

Silvia, queridona!
Adivinha o que tem hoje, domingo, lá no blog pra você?
Não. Não é meme nem selinho. Surpresa!
Tem que ir correndo lá para ver. hehe
beijinhos cariocas

Ocorreu um erro neste gadget