1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Por que sentimos mais dor no frio?

17 de novembro de 2010 3 comentários

A psicologia evolutiva diz algo parecido com o que sua mãe diria: "É pra você aprender"
_____________________

Sabe a diferença entre fatalidade e tragédia? Fatalidade é bater o pé no batente da porta; tragédia é bater em um dia frio. O que torna a dor maior nas temperaturas menores é a contração dos músculos e dos vasos sanguíneos.

A intenção do nosso corpo até que é das melhores: os músculos se contraem involuntariamente para se manterem aquecidos, e o sangue sai das articulações em direção ao tronco para manter nossa temperatura constante. O problema, como qualquer mindinho pode confirmar, é que uma pancada em uma articulação contraída e sem sangue dói muito mais que uma normal. Uma hipótese é que, além disso, o frio tornaria mais sensíveis os receptores livres, os terminais nervosos que levam a sensação de dor para o cérebro.

Segundo a psicologia evolutiva, a intenção é que doa mais mesmo. Parece contraintuitivo, mas a teoria é a seguinte: como no frio a prioridade é se aquecer, não se mexer, ao longo do tempo teriam sido selecionados os indivíduos que sentiam mais dor e, consequentemente, se arriscavam menos em baixas temperaturas. Como diz o sociobiólogo Robert Trivers, "a Mãe Natureza prefere seus filhos mais comportados".

por Nathália Braga

Sinta-se em casa e deixe seu comentário.

3 comentários:

Vicentina disse...

Olá, sabe que evito o maximo pra não tomar meu remédio de artrose, mas no frio é quase impossível, tem noites que não durmo com a dor nas pernas. Porque será que tbm a noite as dores pioram?
Bjs

welze disse...

uma super postagem, como sempre, mas o que gostei mais ainda foi a definição de tragédia e fatalidade. Mara, como diria minha cucla.

Leci Irene disse...

olha, aqui eu lanço uma pergunta, pensando em dores: pq alguns locais do corpo doem qdo vento frio bate? exemplo - no verão não posso deixar o ventilador ligado e direcionado prás minhas pernas.. hehehe...