1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

HC seleciona também idosos para estudo e tratamento de depressão

7 de dezembro de 2010 comente
Normalmente, eu publicaria essa notícia,
no Longevidade/Agenda, porém pelo ineditismo, importância da pesquisa e por tanto que pode vir a beneficiar
tantas pessoas que sofrem com depressão.
  decidi publicar aqui.

O Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, iniciou tratamento inédito no país para idosos com depressão. A técnica, chamada de estimulação magnética transcraniana (EMT), será realizada no Brasil com a ajuda de equipamento de neuronavegação possibilitando ao médico visualizar em 3D a região exata do cérebro a ser estimulada, resultando na maior eficácia do procedimento.

A estimulação magnética transcraniana é uma técnica moderna, indicada especialmente no tratamento das depressões e consiste na aplicação de campos magnéticos em determinadas regiões do cérebro. Indolor e sem efeitos colaterais, promove alterações nos circuitos neuronais responsáveis por alguns transtornos psiquiátricos, como a depressão, além de outras patologias.

A eficácia da EMT foi comprovada no Brasil por meio das pesquisas realizadas e publicadas pela equipe do psiquiatra Marco Antonio Marcolin, do Instituto de Psiquiatria. A ANVISA concedeu registro à técnica e o Departamento de Psiquiatria do Hospital das Clínicas aprovou o seu uso fora de ambiente de pesquisa.

Para que possa ser disponibilizado à população, o procedimento aguarda aprovação junto ao SUS. O Grupo de Estimulação Cerebral do Instituto de Psiquiatria está triando homens e mulheres, de 60 a 75 anos, que apresentem depressão nas formas leve e moderada, para estudo e tratamento.

Não serão aceitos pacientes portadores de outros transtornos psiquiátricos ou doença orgânica grave não controlada (neoplasias, cardiopatias, patologias digestivas, diabetes mellitus tipos I e II); indivíduos com história de epilepsia, neurocirurgia com implante de clipes metálicos, trauma craniano e implante de marcapasso cardíaco.

Tão logo o número de pacientes triados e aprovados atinjam o número necessário à pesquisa, as inscrições serão encerradas.

Informações e agendamento de triagens pelo telefone
3069-8159.



Sinta-se em casa e deixe seu comentário.

0 comentários:

Ocorreu um erro neste gadget