1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

17 de maio é o Dia Mundial do combate à Hipertensão

16 de maio de 2012 comente
Seja você também



A data foi criada com o objetivo de conscientizar a população a respeito da doença que já atinge 17 milhões de brasileiros, segundo dados do Ministério da Saúde. Diversas pesquisas mostram que a hipertensão se manifesta, geralmente, em torno dos 40 anos. Contudo, crianças e adolescentes não estão livres deste mal.
A prevenção ainda é o melhor remédio. Optar por uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos regularmente podem ser hábitos essenciais para quem não quer se deparar com a doença na fase adulta.


O Dr. Marcos de Oliveira Vasconcellos, cardiologista vai nos esclarecer dúvidas. 
Qual é o valor da pressão que indica que há um caso de hipertensão?
Geralmente, podemos considerar valores acima de 140/90 mmhg ou 14 por 9, de uma forma mais popular, como um nível de pressão que necessita de maior atenção em um indivíduo adulto. Caso este valor se repita por mais 2 ocasiões diferentes, é muito provável que se trate de um paciente hipertenso.
O que a pessoa sente quando tem uma crise?
Os sintomas de uma crise hipertensiva são bastante variados, podendo ocorrer quadros de dores no tórax (principalmente peito e costas), falta de ar, mal estar, dores de cabeça, às vezes acompanhadas de vômitos, confusão mental e até perda da consciência.
O que o hipertenso deve fazer ao ter os sintomas?
Procurar atendimento médico de urgência.
Quais são os procedimentos normais do hospital para controlar a crise hipertensiva?
Potentes medicamentos são usados, normalmente por via venosa, durante uma crise hipertensiva. Além disto, exames laboratoriais são feitos para detectar possíveis complicações. Algumas vezes, é necessário suporte de oxigênio.
Caso não seja controlada, o que a hipertensão pode acarretar ao paciente?
Em um quadro agudo podem ocorrer AVCs (derrames), edema pulmonar (água no pulmão), etc, com risco de morte. A longo prazo, a hipertensão mal controlada pode evoluir para insuficiência renal (até com necessidade de diálise), insuficiência cardíaca (coração grande), entre outros.
Pessoas que tiveram crise de hipertensão apenas algumas vezes devem ter acompanhamento médico pelo resto da vida?
Sim, pacientes hipertensos necessitam de acompanhamento médico por se tratar de uma doença crônica, assim como a diabetes, por exemplo.
O que difere um hipertenso de uma pessoa que sofreu de pressão alta uma vez?
Um único episódio de pressão mais elevada não faz o diagnóstico de hipertensão arterial. Entre outras coisas, é preciso que verifiquemos a pressão acima de 140/90 mmhg por, pelos menos, 2 outras ocasiões diferentes. É necessária uma investigação ampla.
O que causa a hipertensão? A hipertensão passa de pai para filho?
Geralmente, a hipertensão é genética e desencadeada ou agravada por fatores ambientais (stress, sedentarismo, obesidade, tabagismo etc). Algumas vezes, é causada por doenças renais, tumores endócrinos, medicamentos (por exemplo, anticoncepcionais, medicamentos para emagrecer etc).

Sinta-se em casa e deixe seu comentário.

0 comentários:

Ocorreu um erro neste gadget