1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Até que ponto o computador é o culpado pelos seus problemas de visão?

26 de maio de 2012 comente

Se você está procurando a causa da irritação nos olhos, o suspeito óbvio pode não ser o culpado.
Recentemente, o co-fundador do Twitter, Biz Stone, enviou uma mensagem para aqueles que  ficam navegando pela sua "rede social"  por horas a fio: "Isto não é saudável." Stone diz que as pessoas devem visitar o seu site, que é muito popular, mas não devem dedicar suas vidas a ele.

Além das repercussões sociais negativas de estar sempre à frente da tela do computador, olhando para uma tela, a afirmação de Stone carrega mais peso: os nossos olhos podem ser prejudicados também.

Alguns especialistas concordam, mas dizem que a tela do computador pode não ser o que realmente está causando o dano. "Embora os computadores não causem efeitos nocivos conhecidos sobre a visão, os usuários de computador, muitas vezes, se queixam de cansaço dos olhos, de dores de cabeça, de fadiga ocular e de dificuldade em focalizar. Esses sintomas, no entanto, não são causados â€‹â€‹pela tela em si, mas sim pelas condições que cercam a tela do computador", explica o oftalmologista Virgílio Centurion, Diretor do IMO, Instituto de Moléstias Oculares.

Centurion chama atenção para a iluminação inapropriada do ambiente onde o computador está localizado, para a colocação inadequada dos equipamentos de informática e até mesmo para a escolha inapropriada dos móveis que abrigam o computador, o que pode causar os sintomas acima mencionados, depois de olharmos para a tela do computador durante um longo tempo.


Cansaço muscular
"Nossos músculos oculares funcionam como qualquer outro músculo do nosso corpo. Quando eles se tornam fatigados, os olhos podem se sentir desconfortáveis, podem surgir dores, a  visão pode começar a ficar borrada", explica o oftalmologista Eduardo de Lucca, que também integra o corpo clínico do IMO, Instituto de Moléstias Oculares.

Mas se a sua profissão exige que você olhe para a tela do computador durante grande parte do dia, existem medidas que podem prevenir a irritação dos olhos. "A cada 20 minutos de trabalho, você deve desviar o seu olhar da tela para um objeto a  20 metros de distância por 20 segundos", ensina Eduardo De Lucca.

O tamanho da tela do computador também é algo muito importante. Telas de LCD podem causar menos fadiga ocular do que as telas mais antigas. "E ajustar o tamanho do texto para conseguir mais conforto visual também pode ajudar", recomenda o oftalmologista.

Fonte: Olhar Digital

Sinta-se em casa e deixe seu comentário.

0 comentários: