1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Geriatra fala sobre cuidados que devemos ter no verão

16 de fevereiro de 2014 comente
.

Quais os cuidados para idosos no verão?
Dr. Marco Antonio -  A pele na terceira idade é uma parte muito frágil do corpo e o aumento de pernilongos pode representar um perigo para eles, pois, ao coçar a pele, corre-se o risco de machucar e a recuperação é lenta.

Como deve ser a frequência de consultas nesta época?
Dr. Marco Antonio -  Não é preciso aumentar as visitas ao médico, mas é necessário atentar-se para que, a qualquer sinal de desidratação ou febre, o especialista deve ser consultado.

Como perceber que algum problema está ocorrendo?
Dr. Marco Antonio -  Um sintoma frequente é a diminuição do fluxo urinário, que é sinal de desidratação.

Como estes problemas podem ser evitados?
Dr. Marco Antonio -  Aferir a pressão arterial e controlar o diabetes são atitudes que fazem toda a diferença para a boa saúde dos idosos.

Aumente a disposição e as vitaminas nos dias quentes

De acordo com o médico geriatra Marco Antonio Brunello Guerra da Cunha, dias quentes são necessários para a saúde na terceira idade, basta saber dosar. “Ao evitar o sol entre 10h e 16h, o idoso fica com a melhor parte do verão, que é garantir a produção de vitamina D, fundamental para o corpo humano”, afirma.

Para Brunello, aproveitar a manhã para se exercitar e socializar podem garantir um dia mais confortável. “Com exercícios e boas conversas a disposição aumenta, o sono melhora e o coração fica mais tranquilo”, recomenda.

Outra dica do médico é com relação à alimentação. “O idoso deve se atentar para os alimentos que está consumindo, evitando fritura, embutidos e enlatados (estes contém muito sódio e podem alterar o fluxo urinário). Para melhorar o dia a dia, prefira alimentos frescos, cozidos, carne branca à vermelha e muita fruta”.


Para garantir uma boa noite de sono, Brunello faz uma ressalva. “Como o sistema digestivo fica mais lento a noite, o ideal é escolher uma dieta líquida para o período, como uma sopa, por exemplo. As roupas também são peças chave para um conforto noturno e devem ser leves e soltas. Isto somado a um ambiente bem ventilado vão garantir bons sonhos e um ótimo dia, por consequência”, indica.

Dr. Marco Antonio Brunello Guerra da Cunha -
Sinta-se em casa e deixe seu comentário.

0 comentários:

Ocorreu um erro neste gadget