1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Dicas para lidar com Sundowning (síndrome do entardecer)

7 de julho de 2014 comente

Há muitas hipóteses a respeito porque o entardecer é um momento do dia difícil para o portador de demência, a hipótese levantada é o cansaço ou tédio do final do dia,  e até mesmo a perda de luz solar. Ninguém realmente sabe por que as pessoas com a doença de Alzheimer ficam particularmente irritadas. 

Dicas para lidar com Sundowning

Há muitas hipóteses a respeito porque o entardecer é um momento do dia difícil para o portador de demência, a hipótese levantada é o cansaço ou tédio do final do dia,  e até mesmo a perda de luz solar. Ninguém realmente sabe por que as pessoas com a doença de Alzheimer ficam particularmente irritadas. Saiba mais no nosso blog

Dicas para Cuidadores
Aqui estão algumas dicas para tornar a vida um pouco mais fácil durante as horas crepúsculo:

Incentivar um pouco (não esgotar) exercício saudável durante o dia para estimular a produção de endorfina no sangue. Isto irá promover um relaxamento e poderá diminuir a irritação.

Tente manter o paciente de Alzheimer envolvido em alguma atividade, como por exemplo, dobrar roupas, olhando fotos ou jogando um jogo. Isso ajuda a criar novos padrões de pensamento.

Selecione um quarto para se tornar um "lugar tranquilo", onde há uma luz brilhante e música suave.

Só permitir sonos rápidos durante o dia de 20 minutos ou menos. Horas de sono pode confundir os ritmo biológico do corpo e manter o idoso também acordado à noite.

Se o seu ente querido costuma caminhar durante a noite, certifique-se que há um caminho claro e faça companhia para que ele saiba que não está sozinho.

Se você sentir seu ente querido está ficando irritado; segure a sua mão ou coloque a mão em suas costas ou no joelho. Às vezes a mão no ombro e uma massagem relaxante podem ser reconfortantes e pode aliviar qualquer tensão que possa estar se formando.

Promover atividades noturnas de interações positivas e memórias. Quer se trate de       assistir filmes, ouvir música, olhar álbuns de família ou telefonar para os entes queridos.

Manter uma temperatura confortável em casa.

Converse com seu médico sobre os medicamentos que possam ajudar com essa situação.

No paciente de demência, a mudança de rotina, dispara o gatilho para a irritação.

De acordo com estudos já publicados, as pessoas que foram expostas a mais luz no fim do dia mostraram menos agitação. A exposição à luz ajuda o corpo a reconhecer a diferença entre o dia e a noite.

Não promova situações que possam deixar o seu ente querido chateado, fazendo essa hora do dia mais fácil para ele, será também mais fácil para você. 


0 comentários: