1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Sono e menopausa.

9 de setembro de 2008 1 comentário

Crtl -A
Crtl +A

Altera o tamanho das letras


Um artigo do site americano Health Central fala de uma pesquisa recente relacionando a menopausa com o sono. Além da afirmação - já esperada - de que mulheres no climatério têm dificuldade para dormir e para permanecer dormindo, esse estudo trouxe algumas constatações interessantes. Por exemplo, mostrou que o problema de acordar antes da hora costuma se limitar à perimenopausa (o estágio inicial do climatério), diminuindo com o passar do tempo. Ou seja, se você está entrando na menopausa e tem acordado cedo demais, a probabilidade é grande de que o problema passe daqui algum tempo. A pesquisa envolveu mais de 3.000 mulheres entre 42 e 52 anos, que foram estudadas por até sete anos.

Os pesquisadores apontaram que os problemas noturnos estavam relacionados, em parte, com o nível hormonal das mulheres. Tanto que as que faziam a terapia de reposição hormonal relataram que tinham menos problemas para pegar no sono e que não acordavam durante a noite tão freqüentemente.

O artigo do Health Central ainda faz sugestões para conseguir dormir mais facilmente. Confira:

  • Evite atividades físicas logo antes de ir para a cama. Se preferir se exercitar de noite, o faça pelo menos duas horas antes de ir dormir.
  • Fuja dos lanches noturnos. Seu corpo “acorda” para fazer a digestão, o que não facilita cair no sono. Se sentir fome, prefira um copo de leite ou algo leve.
  • Mantenha seu quarto escuro.
  • Não ingira bebida alcoólica antes de ir para a cama. É possível que você durma mais rápido, mas aumentam as chances de ter uma péssima noite de sono.
  • Use sua cama apenas para dormir e fazer sexo.
  • Se não consegue dormir, levante e vá fazer alguma coisa relaxante, como tomar um banho quente ou ler um livro.
  • Se o problema persistir, consulte seu médico.

Equipe Saber Mulher
Jornalista responsável: Luiz Laerte Fontes

1 comentários:

Regina - PA disse...

Gostei, vou mostrar para o meu marido, para ele entender porque qualquer barulho me desperta e me deixa as vezes de mau humor, quando se sabe a razão fica mais fácil para entender. abraços