No Brasil temos vários bons dicionários de português, entre eles o Auréliio e o Houaiss. Ambos estão disponíveis pela Internet, mas, infelizmente, apenas na versão paga.
Para quem deseja consultar um bom dicionário, mas sem pagar nada, minha dica é o iDicionário Aulete, baseado no Caldas Aulete. Muita gente ainda deve se lembrar deste último, que foi o principal dicionário de português no Brasil até o lançamento do dicionário Aurélio em 1975.
Publicado pela primeira em 1891 em Portugal, o dicionário teve sua primeira edição no Brasil em 1958. Com a estréia do Dicionário Aurélio em 1975 ele caiu lentamente no esquecimento, tendo sua última edição publicada em 1987.
Em 2007, ele foi comprado pela editora Lekikon, que criou uma versão digital do mesmo, o Aulete Digital. Essa edição aproveita os 220 mil verbetes da edição original e acrescenta novas definições e atualiza outras, tornando-o em uma excelente fonte de consulta para todo internauta. Em outubro de 2008 foi lançada a versão web. Segundo os editores, são agora 818 mil verbetes, definições e locuções disponíveis pela Internet.
Ele também é aberto à colaboração, se você tem algum novo termo que gostaria de indicar, basta acessar a página apropriada para enviar sua sugestão.
Quem usa o Firefox ou o Internet Explorer pode adicionar o dicionário à caixa de busca do navegador para agilizar a pesquisa.
O Aulete mostra a definição solicitada e também permite
aumentar a letra, como no blog Espaço Melhor Idade
Para saber mais dicas sobre uso de Internet, visite meu blog Nômade Bit.
1 comentários:
Eu procurava mesmo um dicionario gratis, muito boa a dica.
Postar um comentário