1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Sofrimento bucal nos idosos

16 de abril de 2010 5 comentários

Sérios problemas dentários atingem fortemente a qualidade de vida na terceira idade e podem provocar até doenças cardiovasculares.

Os idosos brasileiros vão pouco ao dentista, não recebem orientações sobre como evitar problemas bucais, têm cáries não tratadas e, devido à grande quantidade de dentes perdidos, dependem do uso de próteses. O resultado é que metade deles têm dificuldades para mastigar os alimentos, o que reduz o consumo de fibras, frutas e vegetais, podendo desencadear desde problemas digestivos a doenças cardiovasculares.
De acordo com eles, um dos fatores de diminuição da qualidade de vida e da saúde geral dos idosos é a ingestão de bons nutrientes, o que depende dos dentes naturais ou de próteses bem adaptadas. “Mesmo a prótese não tem o mesmo poder de corte que os dentes naturais. E é importante lembrar que a digestão começa na boca”, diz a odontóloga e especialista em prótestes Selma Jebrine, da Odontoclínica, de Brasília.

Quando as próteses não conseguem triturar os alimentos, os idosos precisam mudar seus hábitos alimentares. Em consequência, aumentam os problemas digestivos, já que o bolo alimentar também se transforma. “É importante ressaltar que a ingestão de nutrientes e a perda de peso têm sido associadas com perda de dentes, próteses inadequadas e função mastigatória insatisfatória em idosos.

Nesse sentido, a dificuldade de mastigação pode afetar as escolhas alimentares, à medida que pode levar à preferência por alimentos moles, que podem ter menor valor nutritivo do que os ricos em vitaminas e fibras, como frutas duras e legumes”, afirma Marcos Pascoal Pattussi, professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unisinos e um dos autores do artigo. “Além disso, a diminuição desses alimentos, decorrente da capacidade mastigatória alterada, está associada com o aumento do risco cardiovascular e de uma série de cânceres do sistema gastrointestinal”, complementa.

No Blog Receitas da Molly, vc encontra muitas receitas de Sopa , Caldo e Creme saborosos e nutritivos.

Sinta-se em casa e deixe seu comentário.

5 comentários:

Lu Souza disse...

Silvio, que interessante e importante esta informãção.
Sabe que meu sogro (que não é idos, pois ele nem chegou nos 60) usa a prótese e com isso, eu sei que deixa de comer muitos alimentos por não conseguir mastigar. Até mesmo o tipo de carne é escolhida a dedo.
E com isso, ele tá magrinho coitado. Pode ser pelos alimentos que ele ingere ne (ou a falta deles).

Um beijo

Silvia Masc disse...

Oi Lu, talvez a ida dele ao dentista seja importante para uma adequação da prótese. Disse o meu dentista que próteses, também tem prazo validade, já que as vezes as pessoas modificam a sua complexão física, e isso também altera a adequação da prótese.

beijinho

Leci Irene disse...

Silvia, aqui volta uma trágica questão: o direito a... e condições de... - Como dizem, tipo assim:é assegurado o meu direito à saúde, mas não tenho condições financeiras de visitar um dentista periodicamente. Ou existem dentistas a disposição,em número grande, ppela Previdencia Social? Isto é o que acontece com o nosso povo. Então, o povo perde os dentes. E aqui entra a prótese que é bem mais barata do que tratar os dentes. De posse de uma prótese, ninguém lembra que ela deve ser trocada para nunca perder o poder de cortar os alimentos...
E..

Leci Irene disse...

Lembrei que, uma das coisas importantes realmente, no momento,é estar a par de como anda a saúde bucal dos meus velhinhos e, se eles perderam a capacidade de uma alimentação correta por falta de dentes, nada como preparar sucos, sopas, mingaus, cremes que tenham todas as vitaminas e outros mais necessários....
Já vi filhos ou netos não ligarem muito para a alimentação bnecessária para os seus idosos...

Dora Regina disse...

Silvia, esse problema da mastigação é sério, as famílias precisam cuidar mais dos seus idosos, temos em nossa comunidade vários idosos com problemas sérios por causa do mau uso das próteses, até mesmo falta de higiene, muitas doenças poderiam ser evitadas.
Boa postagem!
Grande abraço!
PS: Posso copiar para o meu blog o selo da prevenção?
Grande abraço!

Ocorreu um erro neste gadget