1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Chocolate amargo é amigo do coração

7 de abril de 2009 4 comentários



Docinho para o meio da tarde, após as refeições ou até mesmo para afogar as mágoas de um dia exaustivo, o chocolate é uma das preferências no mundo das guloseimas. Há quem evite seu consumo durante todo o ano, mas aproveita a Páscoa para se esbaldar na tentação.

A versão chocolate amargo, que não contém leite e tem maior quantidade de cacau que os outros, apresenta flavanóides, substâncias também encontradas no vinho tinto, e que são consideradas "protetores cardíacos". Ou seja, os flavanóides estão relacionados à redução de eventos cardiovasculares como infarto e AVC.

"Além dos benefícios cardíacos que o consumo consciente pode acarretar, o chocolate nos dá uma sensação de prazer, pois estimula liberação de serotonina, mesma substância incitada em emoções positivas. Por ser bastante calórico, também é considerado uma fonte de energia. Fatores estimulantes como ingredientes que se assemelham à cafeína e pequena quantidade da mesma também são encontrados no chocolate, além de substâncias que podem ativar reJustificarceptores canabinóides, que acarretam sensações de sensibilidade e euforia", acrescenta Dr. Frederico.

No entanto, o endocrinologista alerta que, se consumido em grandes quantidades, o chocolate, pelo teor de gordura em sua composição, pode piorar a saúde cardiovascular e provocar problemas futuros no organismo. "O ideal é que se coma até 30g por dia, mais do que isso, pode ser prejudicial", afirma o médico.

Ganho de peso, diarréia, outros problemas intestinais, desnutrição (pela troca de alimentos ricos em vitaminas e sais minerais), são alguns dos efeitos do excesso de consumo de chocolate, portanto é importante estar atento ao consumo em exagero. "Vale ressaltar que os chocolates dietéticos não possuem menos calorias. Essa especificação do produto contém apenas menos açúcar e em determinadas fórmulas pode disponibilizar ainda mais valores calóricos que a versão comum.

Para aqueles consumidores compulsivos de chocolate e que pretendem abusar nesta Páscoa, o Dr. Frederico alerta que sejam realizados exames periódicos para avaliação da glicose, colesterol e pressão arterial. "Um especialista deve ser procurado para analisar os resultados e conceder um diagnóstico seguro sobre a sua saúde", conclui o endocrinologista.


Dr. Frederico G. Marchisotti - Endocrinologista

4 comentários:

Milton T disse...

Já experimentei o toblerone preto e achei ótimo.

poetaeusou . . . disse...

*
grato pela partilha,
gostei imenso e saí doente,
,
além de guloso, ai o chocolate,
sou hipocondríaco,
entendem agora ???
,
ventos serenos, deixo,
,
*

Anônimo disse...

E eu sou amigo do chocolate amargo. Um beijo e uma Santa Páscoa.

Anônimo disse...

Sílvia:
Amo o chocolate meio amargo. E por incrível que pareça sou capaz de comer só as 30gramas diárias. Acho graça nisto. Ai,ai!
Claro que é para comer todo dia.
Beijos.
Anny.