1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Estímulos essenciais.

7 de junho de 2009 6 comentários


Uma vida intelectualmente ativa colabora para o melhor funcionamento do cérebro

Qualquer tipo de atividade intelectual colabora para manter a saúde do cérebro em bom estado. Ler, costurar, escrever, brincar com palavras cruzadas e jogar xadrez. Ao colocar a cabeça para pensar, a pessoa necessariamente estimula a formação de novas *sinapses. Sinapse é o ponto de encontro dos neurônios por onde passam os estímulos elétricos, essencial para o bom funcionamento do cérebro. Quanto mais ativo intelectualmente for o indivíduo, mais sinapses ele apresentará.

Essa quantidade farta de estímulos neurais pode trazer boas consequências no futuro e ajudar a retardar o início de algum tipo de perda de memória. Em algumas situações, como na doença de Alzheimer, o cérebro começa a perder parte de suas sinapses, o que reduz a capacidade intelectual. Porém, quanto mais sinapses você tiver desenvolvido ao longo da vida, mais sinapses permanecerão ativas.

– Apesar das perdas, a pessoa permanece com muitas sinapses, mantendo o cérebro em boa atividade. Isso empurra para mais tarde o aparecimento de problemas de memória. Por isso, a importância de se ter sempre uma vida intelectualmente ativa – aconselha o neurologista Paulo Bertolucci, chefe do Setor de Neurologia do Comportamento da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Entre as queixas mais comuns que aparecem com a idade estão o esquecimento de nomes de pessoas e do local onde foram deixados objetos, como chaves e óculos.

Bertolucci enfatiza que os idosos mantêm a capacidade de criar novas memórias, ou seja, de aprender e guardar informações recentes.

– A diferença está apenas na velocidade. Os idosos costumam precisar de um pouco mais de tempo para formar as novas memórias – explica.

*Sinapses são estruturas altamente especializadas, que fazem a transmissão de um impulso nervoso de um neurônio para outro.
longevidade
LONGEVIDADE

6 comentários:

Ana Guimarães disse...

O principal é a pessoa continuar a se sentir - e ser - útil.
Adoro seus posts, não venho mais aqui porque não posso, desculpe!
Beijos

Milton T disse...

Mamãe tem lido bastante e é um prazer para ela.

bom domingo

bj

meus instantes e momentos disse...

passando para te desejar um bom final de domingo. e uma ótima semana,
Beijos.
Maurizio

Beth/Lilás disse...

O geriatra além de tudo isso que você postou, acrescentou fazer ponto de cruz. Tenho direcionado minha mãe para essas coisas e ela até que está obedecendo. kkkkkkk obedecendo, vê se pode!
beijos cariocas

Carmem Dalmazo disse...

Tanto conhecimento!...Tudo é bonito aqui Silvia...
è uma paz vir aqui e apreciar os escritos e as fotos...

Beijo amiga e ótima semana!

Anny disse...

Sílvia:
Lindinha:
Era isto que eeu estava dizendo.
Além de comentar ainda posso distribuir pelo Twitter afora.
Beijos.
Anny.