1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Preocupante, sobrepeso atinge 52% dos idosos

6 de outubro de 2009 3 comentários
LONGEVIDADE


Um levantamento inédito da Secretaria de Estado da Saúde apontou um número preocupante: mais da metade dos idosos estão com sobrepeso. A pesquisa foi feita entre 2007 e 2008, e avaliou 5.957 pacientes acima dos 60 anos que passaram por atendimento no Sistema Único de Saúde. O resultado apontou que 52% dessas pessoas estavam acima do peso.

A pesquisa apontou também que a obesidade é ainda maior entre as mulheres. Os quilos extras atingem 55,9% das idosas, contra 44,6% dos homens. Alguns fatores como sedentarismo, problemas hormonais e má alimentação explicam esses dados, mas é preciso ficar alerta. O sobrepeso pode causar hipertensão, AVC, infarto, incapacidade de movimentação, diabetes, entre outros problemas.

"São dados preocupantes e que exigem uma atenção redobrada desses idosos. Descuidar da alimentação ou adotar um hábito de vida sedentário colaboraram e muito para a obesidade. É preciso lembrar também que após os 60 anos, o metabolismo fica cada vez mais lento, o que dificulta a perda de peso.", alerta África Isabel Neumann, nutricionista da Divisão de Doenças Crônicas da Secretaria.

Adotar ações simples podem ajudar os idosos a evitar a obesidade. É importante adotar uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras e legumes, praticar alguma atividade física, evitar alimentos gordurosos e beber bastante água durante o dia. Medidas como essas ajudam a ter uma vida com mais qualidade e saúde.

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo
LONGEVIDADE

3 comentários:

Anônimo disse...

Sílvia:
Pois é, ter mais idade=mais cuidado consigo mesmo em todos os sentidos.
*Adorei ver o Longevidade no portal.
Parabéns!
Beijos.
Anny

Anônimo disse...

Gostei da notícia, essa secretaria é do estado de São Paulo? estou numa pesquisa para trabalho e gostaria saber da Fonte e Estado.

Silvia Masc disse...

Sim, é Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo.

Obrigada pela sua visita.