2) Mantenha-os na embalagem original para garantir sua qualidade.
3) Deixe-os em locais frescos, longe do calor, da luz ou da umidade. Por isso, nada de guardá-los no banheiro ou na cozinha.
4) Caso tenha remédios que necessitem ficar na geladeira, não os coloque na porta ou no congelador.
5) Sempre verifique a data de validade indicada na embalagem. Nunca tome produtos vencidos.
6) Coloque os medicamentos fora do alcance das crianças.
8) Se tiver de ser em jejum, deve estar realmente de estômago vazio. Ingira-os pelo menos de 30 a 60 minutos antes ou duas horas após a refeição.
9) Lave e seque bem a colher, faca, lâmina, copos, pratos e colheres de medidas antes e depois de usar os remédios.
10) Tome-os com um copo cheio de água, nunca com álcool. Evite também leite, refrigerantes e bebidas quentes, como chás.
11) Caso sinta-se mal após o uso de algum medicamento, comunique ao médico ou farmacêutico.
12) Se utilizar sonda enteral e tiver tratamento com comprimidos, amasse-os em um prato, copo ou xícara de vidro até obter um pó fino e dilua-os com um pouco de água. Prepare e use cada medicamento separadamente. A sonda pode entupir e, por isso, é importante lavá-la entre um e outro com água filtrada antes e depois. Nunca os adicione na fórmula da dieta enteral (líquida).
13) Se esquecer de tomar um remédio de uma dose ao dia, ingira-o assim que lembrar.
14) No caso de medicamentos com mais de uma dose por dia, tome somente no próximo horário, nunca duas doses de uma vez.
15) Quando for ao médico, não deixe de fazer as seguintes perguntas: "Quais são os nomes dos medicamentos receitados?" "Para que serve cada um deles?" "Em quais horários devo tomá-los?" "Por quanto tempo vou tomá-los?" "O que mudou no meu tratamento?" "Todos os medicamentos são padronizados no hospital?".
LONGEVIDADE
3 comentários:
Sílvia,
Boas dicas.
Acho que os médicos nunca dão uma orientação completa sobre o uso dos medicamentos. Se dizem que é para ingerir pela manhã, não esclarecem se é antes ou após o café. Às vezes prescrevem uma vez ao dia, sem dizer o horário. Acontece que, se a pessoa já toma outros remédios, precisa saber se poderá tomar os dois, ou mais, na mesma hora, ou se há incompatibilidade entre eles.
Muitas vezes, quando tomados juntos, um tira o efeito do outro.
Beijo.
Muito interessante tudo isso e dicas ótimas.Obrigado! beijos,tudo de bom,chica
Querida Silvia, realmente esse teu espaço comove por 3 coisas: o carinho que tens para com os idosos, o carinho com teus pais - que lindo - e o serviço de utilidade para todos, não só os idosos se beneficiam, mas todos. Li teu texto sobre remédios; escrevi algo sobre, no meu outro blog. Lógico que muito diferente... Parabéns, amiga. Vou ler outras coisas e sempre estarei por aqui te lendo, sabendo de tuas dicas, afinal, se Deus quiser, chegaremos mais longe.
Carinho
Tais luso
Postar um comentário