1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

No período de temperaturas elevadas, aumenta o risco de contrair hepatite A

10 de novembro de 2009 comente
LONGEVIDADE

A hepatologista Suzane Kioko Ono-Nita, do Serviço de Gastroenterologia Clínica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, alerta para o aumento dos riscos das pessoas contraírem hepatite A, doença altamente contagiosa, cuja transmissão ocorre, na maioria dos casos, pela ingestão de água ou alimentos contaminados com o vírus. Segundo a médica, com enchentes aumentam o risco de contaminação de rios, lagos, piscinas e mar com água de esgoto.

O consumo de alimentos e de líquidos de procedência desconhecida, comercializados em parques, ruas e praias e o consumo de frutos do mar cru ou mal cozido provenientes de regiões com baixa taxa de saneamento também são formas de contrair a doença, explica a médica.


A hepatite A acomete 1,4 milhões de pessoas a cada ano, em todo o mundo, segundo informações da assessoria do Hospital das Clínicas-SP. A transmissão é via fecal-oral, ou seja, o vírus eliminado nas fezes chega à boca pela falta de lavagem das mãos da pessoa infectada.


Prevenção

A hepatite A tem como medidas de prevenção os cuidados com a higiene pessoal:

Intensificar os cuidados com a higiene pessoal - como lavar as mãos após ir ao banheiro, ao preparar alimentos e antes das refeições
Beber água tratada e lavar e desinfetar alimentos, frutos do mar, frutas e verduras, antes de serem consumidos crus.
LONGEVIDADE

0 comentários: