1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Coça, coça cabeça, pode ser piolho

12 de agosto de 2009 5 comentários


Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o piolho aparece em cabelos higienizados e saudáveis de crianças, adultos e idosos independente da classe social. "Este inseto gosta de cabeça limpa, portanto, quem lava os fios diariamente também corre o risco de ser afetado pelo problema".





O piolho é um inseto que não tem asas e nem pernas adaptadas para o salto. A transmissão acontece pelo vento, já que o animal é leve e carregado pela corrente de ar. Outra forma de contagio é o contato direto - abraços e convivência em ambientes pequenos - por este motivo, ocorre à alta incidência em crianças em idade escolar, já que brincam juntos e compartilham os mesmos objetos, como escovas para cabelos, e os netinhos podem contaminar os avós.

"Com base no Departamento de Biologia do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), de 30 a 40% das crianças brasileiras estão infestadas com o inseto", afirma Gennaro.

O piolho se alimenta de sangue humano e vive entre 30 a 45 dias. Dependendo da espécie, a fêmea pode colocar até 300 ovos durante sua vida que são as famosas lêndeas.

Existem três variações de pediculoses:

1. Pediculose do Couro Cabeludo: provocada pela presença do "Pediculus humanus capitis" e lêndeas presas nos fios de cabelo. Atinge preferencialmente crianças em fase escolar;

2. Pediculose do Corpo: tem como causador o "Pediculus humanus corporis" (conhecido como muquirana) e lêndeas que são depositadas nos pêlos e roupas dos indivíduos;

3. Pediculose Pubiana: causado pelo "Phthirus púbis" (vulgarmente chamado de chato) e lêndeas que se instalam nos pêlos pubianos.

Para o tipo mais comum da doença, a capilar, o mais indicado é utilizar a "receita da vovó": o velho e bom pente fino. Higienizar os fios com o shampoo de costume ou os indicados para o problema, vendidos em farmácias, e passar, durante o banho e várias vezes ao dia, o pente nos cabelos.

A transmissão do piolho ocorre pelo contato direto com objetos contendo os piolhos, tais como bonés, escovas, pentes, travesseiros, encostos de cadeiras, assentos de carros ou contato direto com pessoas parasitadas.

Vale ressaltar que o uso do medicamento só é recomendado com a prescrição médica. Utilizar, também, de panos úmidos com inseticidas é terminantemente proibido. Muito comum no passado, principalmente no interior do Brasil, esta forma de acabar com o problema é extremamente prejudicial à saúde de quem o aplica ou recebe.

Esse produto nada mais é que veneno e não faz nenhum efeito sobre a lêndea, porém pode provocar lesões no couro cabeludo. Vale ressaltar que o inseticida não é recomendado nem em animais, apenas com o objetivo de eliminar e/ou espantar mosquitos, baratas e ratos.

Dicas: quando se tem algum destes sinais, é piolho à vista!

- Feridas na cabeça decorrentes do ato de coçar;
- Piolho ou lêndeas nas sobrancelhas e nos cílios;
- Marcas vermelhas de picadas;
- Gânglios inchados no pescoço (íngua).
Sinta-se em casa e deixe seu comentário.

5 comentários:

Anônimo disse...

OI !! GOSTARIA DE SABER DE UM ESPECIALISTA SE PIOLHO PODE QUALSAR ÍNGUA NA CABEÇA NÃO NO PESCOÇO NA CABEÇA MINHA FILHA ESTA COM UMA FERIDAS DE MORDIDA DE PIOLHO E AGORA SURGUIO CAROÇOS NA CABEÇA O QUE PODE SER SERA QUE É DO PIOLHO MESMO.

Silvia Masc disse...

Esse blog tem apenas o objetivo de informar, não substituindo a consulta à um especialista, leve a sua filha à um serviço de saúde. Muito obrigada pela visita ao blog, seja sempre bem vindo.

Anônimo disse...

minha filha esta com ingas enormes no pescoço devido uma ferida que ela tem na nuca,essa ferida vai e volta mas agora ela espalhou um pouco mais e as as inguas estão enormes e costantemente minha filha pega piolhos será que essa a razão das inguas? um medico mandou passar uma loção nas feridas e não pediu nenhum exame estou preocupada com essas inguas já me falaram que pode ser cancer por que elas não somem só diminuem,me ajudem.

Cleber disse...

Olá eu tenho a cabeça raspada e donada incho uma parte de traz da minha cabeça como se fosse uma ingua ou uma molera de criança e da uma coçera e fica vermelho e eu nao sei o que é,e as vezes muda de lugar, e depois que abaixou a ingua de traz da cabeça agora apareceu no meio da cabeça e eu nao sei o que é será que algum bicho me picou quando eu estava dormindo???

Cleber disse...

Olá eu tenho a cabeça raspada e apareceu na minha cabeça uma ingua/inchaço que eu nao sei o que é e as vezes a ingua muda de lugar e eu tava com uma ingua atras da cabeça depois que abaixou o inchaço apareceu agora no meio da cabeça será que algum bicho me picou quando eu estava dormindo???
bah ta loco jah é a segunda ja ingua na cabeça ela aperece depois some e dá uma vontade enorme de coçar , se vc puder me dizer o que vc acha que é estara me fazendo um grande favor.. =D OBRIGADO