1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

O calor não tem dado trégua

9 de fevereiro de 2010 3 comentários
Para se ter uma ideia, as temperaturas máximas previstas ultrapassam os 30º e podem chegar a 40º, como o previsto para esta terça (9) no Rio de Janeiro.

E a previsão é de que o clima abafado predomine em todas as regiões ao longo da semana, mesmo com o avanço de uma frente fria pelo Sul do País. O inconveniente é que os dias quentes podem trazer, além da fadiga, prejuízos à saúde e, em casos extremos, levar à morte.

Entre as reações estão tonturas, mal-estar, desidratação e desmaios. "Em geral, é a vasodilatação que causa o cansaço, as tonturas. Como abaixa o fluxo cerebral, o mecanismo de defesa do corpo é diminuir o ritmo para restaurar o equilíbrio", disse a infectologista Denise Zornoff, professora da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista (Unesp)/Botucatu.

A médica ressaltou que há grupos mais suscetíveis a terem problemas graves no verão (insolação): atletas que se exercitam sob o sol, idosos e crianças. "A reação extrema do corpo é caracterizada por taquicardia, tontura, dificuldade de falar, desmaios e até a morte."



Como, então, evitar essas situações? Em primeiro lugar, tente não sair nos momentos de pico (entre 10h e 16h). Esqueça as roupas escuras e de tecidos sintéticos, preferindo as claras de algodão.

Quanto mais soltas e arejadas forem as peças, melhor. Deixe as janelas abertas e busque sempre lugares ventilados. Quando decidir circular pela rua, aposte em óculos escuros, protetor solar, chapéu ou sombrinha.

Hidratação
Cuidados com a hidratação são fundamentais. A melhor maneira de se cuidar é ingerir água. "A recomendação fica em torno de dois litros de líquido por dia. Em medidas caseiras, seria o equivalente a oito copos. Quatro deles devem ser de água e o restante de outros líquidos", afirmou a nutricionista Alessandra Paula Nunes, professora do curso de nutrição do Centro Universitário São Camilo, de São Paulo. As boas pedidas para os dias quentes são sucos, água de coco, chás claros e leite.

Engana-se quem pensa que apenas líquidos colaboram com a missão de se manter hidratado. Frutas, legumes e verduras também são aliadas dos precavidos, já que apresentam alto teor de água na composição.

Em média, são recomendadas de três a cinco porções diárias. Os apreciadores de bebidas alcoólicas devem reduzir o consumo. É que têm efeito diurético, assim como café, chá-mate e refrigerantes.

Sensação térmica

"O ar-condicionado resseca o ambiente, podendo causar alergias, faringite, laringite. Se o ambiente estiver muito empoeirado, o ventilador pode levar o pó e incomodar também", disse a médica Denise.

Uma opção, apesar de os dias estarem bem úmidos (afinal, o que não falta é chuva), é colocar balde de água nos quartos com ar-condicionado, que ajuda a não ressecar o ambiente.

Caso isso seja impossível se refrescar nas piscina ou no mar, vele jogar água no corpo, ou pelo menos no rosto de tanto em tanto. Quem quer deixar as janelas abertas à noite, mas esquece a hipótese só de pensar nos pernilongos "atacando", pode providenciar telas contra mosquito, além de repelente no corpo ou inseticidas.

O ideal para ventilar bem o cômodo é deixar tanto portas quanto janelas abertas, para que possa haver deslocamento do ar.

Portal Terra

Sinta-se em casa e deixe seu comentário.

3 comentários:

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

É , Sílvia,
O calor está demais, mesmo.
Ainda hoje falei sobre ele no meu blog.
Com os idosos, cuidados redobrados, pois eles não pedem água, e não se lembram de tomar.
Assim, quem está ao lado deles, deve oferecer-lhes um copo d'água várias vezes ao dia.
Beijos.

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

Adorei a ilustração!!!
Minha mãe que tem 76 anos diz que não sente sede. Estou sempre lembrando a ela e ao meu pai que devem tomar água mesmo sem sede.
Bjkas!

♕Miss Cíntia Arruda Leite ღ disse...

É um calorzão... que Jesus!!
Todos os dias chego em casa com tontura, deve até ser a mudança brusca de temperatura que sofro todos os dias... passo o dia no ar e quando saio, um calorzão, e aí fila nas barcas, a mercedes (ônibus) lotado... não há quem aguente!!
Boa matéria e bora se hidratar!!

beijos


Depois veja meu novo templante em homenagem ao meu niver! rs