1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Errei, e agora?

17 de dezembro de 2010 2 comentários
Desligue o computador  quem nunca pisou na bola com uma pessoa querida e arrastou, por algum tempo, aquele pesado sentimento chamado remorso. Para piorar, ele nunca vem sozinho. Provoca ansiedade, insônia, mal estar, angústia, entre outros fardos. Mas tudo tem conserto. Um sincero pedido de desculpas alivia a alma, acalma o corpo e sossega o coração. Pode não ser fácil, mas com esforço - e sinceridade - você chega lá.

Vocês sabiam que frequência cardíaca, a pressão arterial os níveis de sudorese e a tensão facial das vítimas de ofensas diminuem somente ao imaginar seus agressores pedindo desculpas?
Que o perdão faz bem à saúde, não há como negar,todos nós erramos e acertamos. Logo, se não soubermos pedir desculpas, ou perdoar os outros, podemos prejudicar nossos relacionamentos", aponta Geraldo, que também é professor da especialização em Medicina Comportamental da Unifesp.

O orgulho tem um aspecto peculiar. Para Geraldo, pessoas que têm dificuldade em reconhecer o próprio erro e desculpar-se geralmente valorizam excessivamente seus pontos de vista. "O orgulho tem relação com o poder e o controle. Admitir o erro, nesse caso, seria mostrar uma fragilidade que o indivíduo não quer demonstrar", completa o psicoterapeuta.

Se a desculpa não é sincera, nem quem pede desculpas, nem quem a recebe, será beneficiado. É uma atitude que só vale a pena ser tomada quando há sinceridade. Do contrário, serão apenas palavras vazias. Na hora da decisão, uma antiga tradição budista pode ajudar.

Antes de oferecer uma desculpa ou pegar o telefone, sente-se confortavelmente, e sinta o peso de não haver se compadecido de você mesmo. Depois de sentir profundamente, diga para si mesmo: magoei alguém pela minha ignorância, ira ou confusão, e agora peço que me outorgue o poder para me perdoar.


O que NÃO se deve dizer


"Se ofendi alguém, peço desculpas"
Grande erro. Nada de "se", nada de condicionais. Este tipo de frases é típico de falso arrependimento.

"Realmente estou arrependido, mas não sou o único culpado pelo que aconteceu". Engano. O que tenham feito os demais é irrelevante no momento de pedir desculpas por suas más atitudes.

Aceitar ou não
Não é obrigatório que a outra pessoa aceite seu pedido de desculpas para você ficar em paz com você mesmo. É possível que suas desculpas nunca sejam aceitas, e você deverá encontrar uma forma de viver com isso.

Quando se prende aos problemas e enganos, é como se você estivesse preso a uma âncora que te arrasta para o fundo de um abismo. Seus melhores pensamentos aparecerão quando estiver em paz com você mesmo. E suas melhores noites de sono também.


Sinta-se em casa e deixe seu comentário.

2 comentários:

♕Miss Cíntia Arruda Leite ღ disse...

Sílvia, você é especial e uma das boas descobertas dessa blogosfera! Gosto muito de ti e fiquei feliz em ter deixado o seu dia mais feliz com meu post!
Vim também antecipar, agora por escrito, o meu sincero desejo de um feliz natal e que o verdadeiro sentido desta data, esteja sempre presente na sua vida e na vida de sua família.

beijos

Lúcia Soares disse...

Oi, Sílvia.
Passei por isso há pouco tempo. Falei uma coisa, verdadeira, mas que interpretei de uma maneira, a pessoa ficou chateada, se explicou (tuo por email) e acabei me retratando no blog, me desculpando, e saiu de dentro da minha alma. Fui desculpada, graças a Deus.
Pedir e receber é sempre muito bom. (nesse caso).
Prazer voltar aqui.