1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Alimentação do Idoso - Por Silvia Masc (2 de 4)

17 de fevereiro de 2011 comente

Imagem:Food and Nutrition Information Center

 Na montagem da mesa da refeição deve-se evitar o excesso de estímulo visual para não desviar a orientação e a percepção visual da pessoa idosa de sua alimentação, facilitando a sua participação ativa no ato de alimentar-se. Essa montagem deve ser adaptada na medida em que forem detectadas limitações que dificultam a autonomia da pessoa idosa, de forma a incentivar o seu convívio à mesa.
Simplificar a colocação da mesa para as refeições

A composição da mesa de refeição deve ser simplificada em detrimento das regras de etiqueta.



Promover o contraste de cor entre a toalha de mesa e os utensílios


Quando há contraste de cor entre talheres, prato e toalha de mesa, a pessoa idosa terá mais facilidade para identificar esses utensílios, conferindo-lhe maior autonomia no ato de comer. É indicada, principalmente, para quem já apresenta declínio de visão ou da capacidade mental ou limitação na coordenação motora. As toalhas de mesa devem ser preferencialmente com uma única tonalidade de cor, sem estampas ou bordados.


Selecionar os utensílios mais adequados

Os utensílios que a pessoa idosa com limitações deve usar para comer ou beber apresentam características especiais para a sua segurança. A confecção dos utensílios deve ser com material inquebrável e de fácil higienização. É necessário ainda ter atenção com a questão da empunhadura, o que significa que é preciso verificar se a pessoa idosa tem facilidade para pegar o utensílio e levá-lo à boca.
Alguns utensílios disponíveis no mercado facilitam esse processo: canecas ou xícaras com uma alça maior em substituição ao copo; canecas ou xícaras com duas alças grandes o suficiente para permitir o encaixe de três ou quatro dedos.





Canecas com tampas e canudos são indicadas para prevenir o derramamento do conteúdo;




Prato fundo deve ser escolhido, preferencialmente, em relação ao prato raso; com ventosas de borracha que permitem a fixação desse utensílio à superfície é indicado em casos de maior limitação na coordenação motora.


Aparador para prato é um recurso usado para aumentar a independência de quem tem maior limitação na coordenação motora. O aparador para pratos é adaptado na borda externa desse utensílio para aumentar a sua altura. Com isso, evita o derramamento do alimento que está sendo colocado no talher durante a refeição.

Suporte antiderrapante é similar a um pequeno forro de bandeja, que pode serusado sobre mesas ou bandejas para ajudar a aumentar a fixação de canecas e pratos, evitando que esses deslizem na superfície onde forem colocados, proporcionando mais segurança à pessoa idosa.


Imagem: Lappers
Talheres com cabos mais grossos. A maior espessura do cabo dos talheres (faca, (garfo e colher) pode facilitar o manuseio desses utensílios durante a refeição, quando a limitação motora compromete esta atividade. Usar apenas uma colher com cabo mais grosso é uma das opções quando a atividade motora limita o uso dos outros talheres.




Resumindo, devem ser usados utensílios resistentes e que sejam fáceis de segurar.
Os utensílios utilizados freqüentemente pela pessoa idosa precisam estar dispostos em local de fácil acesso para garantir maior autonomia e participação dessas pessoas nas diversas refeições do dia.

 
Fontes Pesquisadas:
Ministério da Saúde
Aging & Senior Programs
Food and Nutrition Information Center
Ilustrações: Silvia Masc


Sinta-se em casa e deixe seu comentário.

0 comentários: