1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Acupuntura: por que as agulhas funcionam? Repórter - Luiza Helena Gonçalves Caires

2 de fevereiro de 2011 4 comentários
Imagem Google
Terapia chinesa milenar, a acupuntura é reconhecida oficialmente no Brasil e no mundo como especialidade médica. Já consolidada também no âmbito do SUS, com diversos serviços públicos de saúde oferecendo o tratamento aos pacientes. Um deles é o Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), que dispõe de ambulatórios de acupuntura em vários departamentos, onde alunos de graduaçao, residentes, e alunos de especialização - todos supervisionados - aprendem a ministrar a prática.

Elizabeth Pricoli Vilela concluiu o curso de especialização no IOT em 2008, e agora atende como voluntária no Ambulatório de Acupuntura do Serviço de Geriatria do HC, onde também fez estágio durante o curso. “O trabalho com os idosos é bastante gratificante. Sabemos dos resultados porque eles voltam para as outras sessões, muitas vezes vindo de longe, saindo de casa às cinco da manhã”, diz a médica. Ela acrescenta que a terceira idade é um público para quem a acupuntura é muito valiosa, amenizando as dores das doenças típicas da faixa etária, como artrose, osteoporose e deficiência muscular. “O idoso não pode tomar anti-inflamatórios porque comprometem rins e coração, além de poder causar úlcera gástrica, então a acupuntura equivale a alguns remédios a menos na sua ‘polifarmácia’”, ressalta. A Dra. Elizabeth.

No Centro de Acupuntura do IOT, dirigido por Wu, também atendem os alunos da graduação da Faculdade que cursam a disciplina optativa de Introdução à Acupuntura, a partir do terceiro ano. Neste caso, a supervisão do atendimento é feita por professores e também por monitores voluntários, que são ex-alunos da disciplina e do curso. Estes formam a Liga de Acupuntura da FMUSP, onde alunos mais experientes, que decidiram continuar se aprofundando na especialidade, ensinam outros alunos e compartilham casos, enquanto “os professores ficam na retaguarda”, como explica o professor Wu.

Com trabalhos de pesquisa premiados internacionalmente, a Liga também desenvolve, desde 2005, uma parceria com a ONG Doutores na Estrada para atendimento da população carente que vive na comunidade de Engenheiro Marsilac, na Zona Sul de São Paulo.

Serviço
São atendidos nos ambulatórios de acupuntura do HC (além do IOT, a especialidade é praticada nos setores de pediatria, geriatria, clínica médica e no Centro de Dor) pacientes que já possuem cartão do Complexo HC, ou ainda os que são encaminhados de hospitais, postos de saúde e ambulatórios do SUS.

No IOT, os pacientes com cartão do HC são atendidos às quintas-feiras, e os encaminhados pelo SUS, às terças-feiras. O Instituto fica na Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 333, Cerqueira César, São Paulo, próximo à estação Clínicas do metrô. Mais informações podem ser encontradas no site do IOT.

Dra. Elizabeth Pricoli Vilela
Especialidade: Acupuntura (Medicina Tradicional Chinesa)
Dra. Luciana Pricoli Vilela
Especialidade: Geriatria e Clínica Geral
Tel: (11) 5084-5717 / (11) 2537-7701
Rua Eça de Queiroz, 489 - cep: 04011-032
V. Mariana - São Paulo/SP

(recomendação pessoal)




 
Sinta-se em casa e deixe seu comentário.

4 comentários:

Lu Souza Brito disse...

Bom dia Silvia, tudo bem?

Já me recomendaram várias vezes a acunpuntura como tratamento complementar para a artrite. Ainda nao calhou de conseguir começar, porque meu plano de saúde nao cobre e as sessoes particulares neste momento não se encaixariam no meu orçamento, rsrs.
Conheço pessoas que fazem pelo Sus e tem ótimos resultados sim...tanto com agulhas como com sementes.
Excelente post.

disse...

,Olá meu anjinho, adorei falar com você estava com muitaaaaa saudades.
Sívia, mamãe minha está fazendo acupuntura para ver se melhora das crises de labirintite e eu já fiz quando estava malzinha...
Amiga linda, lembrei o nome do filme, é, MOMENTOS ESQUECIDOS. eu gostei muito da uma olhada na ficha dele aqui::..
http://www.cine-review.com.br/?action=f6b8d3ac2fdb8173c57de7843d2a65cd&action2=0812f14f43315611dd0ef462515c9d00&id=12198
Beijos meus e obrigada pelo carinho seu!

Deborah disse...

Boa tarde Silvia!

Trabalhei em uma casa de repouso que oferecia acupuntura e os resultados eram muito bons mesmo!

Obrigada por visitar meu blog, volte sempre que quiser.
Como sempre os posts do Longevidade estão muito bacanas. Parabens!

=)

Silvia Masc disse...

Rô, Obrigada, vou ver se consigo em locadora, me interessou muito.
beijinho