1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Os efeitos da redução hormonal na pele e nos cabelos

22 de junho de 2011 1 comentário
Não basta cuidar da saúde. Durante o climatério, as mulheres devem dar atenção especial aos cabelos e pele, alertam dermatologistas e especialistas em estética. E não é por pura vaidade. Os sinais decorrentes do envelhecimento ficam mais visíveis e, na menopausa, especificamente, as marcas se acentuam: pele mais fortemente desidratada e cabelos com menos volume. 

De acordo com o coordenador da Sociedade de Dermatologia do Rio de Janeiro, Egon Daxbacher, além do fator da idade, os hormônios também causam alterações. “Nesse período, começam a surgir as rugas e a perda da elasticidade aumenta. Além disso, a queda hormonal tende a piorar a qualidade dessa pele. Em alguns casos, podem surgir até dermatites, vitiligo e ptiríase”, explica ele.

Em geral, os cuidados com a pele são básicos. “Para quem não apresenta problemas mais sérios, a melhor forma de cuidar é através da hidratação. É preciso beber muita água e usar cremes hidratantes e óleos. Além disso, a velha recomendação da proteção contra os efeitos dos raios solares. Mulheres na menopausa também devem fazer um acompanhamento ginecológico para verificar as taxas hormonais”, aconselha o dermatologista.

Outra queixa comum nos consultórios dermatológicos é a queda de cabelos. “Muitas mulheres chegam com essa reclamação. Na verdade, o que ocorre é que os fios param de crescer como antes, devido à baixa na taxa hormonal", explica Egon.

Para o hair stylist Bruno di Maglio, outro grande inimigo dos cabelos pode ser o estresse. “Os cabelos, assim com a pele e as unhas, são regiões não vitais para o corpo. O estresse faz com que a energia direcionada para células desses locais seja minimizada, ocasionando a queda de cabelos, a fragilização dos fios e o surgimento de cabelos brancos", diz di Maglio.

Pequenos hábitos podem fazer diferença. Usar um xampu sempre adequado ao seu tipo de cabelo, por exemplo, e evitar tomar banho com a água muito quente. 
Para a pele , vale consultar o dermatologista antes mesmo de verificar os efeitos da redução hormonal.

Sinta-se em casa e deixe seu comentário.

1 comentários:

Misturação - Ana Karla disse...

Sempre com dicas especiais e preciosas.
Vou anotando.
Xeros