1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Resposta ao leitor - O que causa alucinações olfativas?

30 de julho de 2011 comente


Muitas pessoas são sensíveis à certos odores, mas em uma alucinação olfativa (fantosmia), você detecta cheiros que não estão realmente presentes em seu ambiente.

Os odores detectados em fantosmia variam de pessoa para pessoa e pode ser desagradável ou agradável. Eles podem ocorrer em uma ou ambas as narinas e, geralmente, não pode ser mascarado pelos alimentos.

Fantosmia na maioria das vezes ocorre como resultado de um ferimento na cabeça ou infecção das vias respiratórias superiores. Também pode ser causada por convulsões do lobo temporal, sinusite, tumores cerebrais, enxaqueca, doença de Parkinson e derrame.

Fantosmia pode ser uma indicação de uma doença grave, consulte o seu médico se sentir tais sintomas.

Note-se que fantosmia é diferente de um outro transtorno do sentido do olfato, conhecido como parosmia, em que um cheiro está presente no seu ambiente, mas está distorcida. Parosmia pode ocorrer com danos ao sistema olfativo, como após uma infecção respiratória grave. Nesta situação, geralmente há também uma perda do sentido do olfato.

As informações contidas neste texto têm caráter informativo, não devendo ser usadas para incentivar a automedicação ou substituir as orientações médicas. O médico deve sempre ser consultado a fim de prescrever o tratamento adequado.

 Fonte:  Mayo Clinic  (em inglês) 

Sinta-se em casa e deixe seu comentário.

0 comentários:

Share It