1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Idosos e vacinas

27 de agosto de 2011 comente

Sim! Os idosos devem vacinar não só contra gripe, mas também contra pneumonia, contra tétano e difteria, alguns idosos devem vacinar contra hepatite B e contra a febre amarela. É dever estimular os profissionais de saúde, os cuidadores e os familiares de nossos idosos a prestarem atenção quanto ao calendário de vacinação para as pessoas idosas.

As orientações, à seguir, são da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e são bastante claras quanto à necessidade e a indicação de cada vacina:

Influenza – as infecções do trato respiratório superior, nos idosos, podem ser acompanhadas de complicações e até levarem a morte. A vacinação previne a gripe e mesmo quando a gripe se instala, os idosos vacinados terão maior resistência e dificilmente sofrerão complicações. A vacina é constituída por parte do envoltório do vírus da gripe. Daí ser IMPOSSÍVEL a vacina desencadear a doença. O que pode acontecer é a pessoa, quando recebe a vacina, já estar contaminada com o vírus, mas ainda sem sintomas. Passam uns dias e a doença aparece, trazendo a falsa impressão que foi a vacina que provocou a doença.
Pneumonia – com o envelhecimento, ocorrem alterações nos pulmões e na musculatura respiratória que tornam as pessoas idosas mais propensas a adquirirem pneumonia. Esse fato ganha maior importância naqueles que são portadores de doenças pulmonares como a asma, bronquite ou enfisema.
Dupla – Esta vacina é contra tétano e difteria, e, portanto, cobre as duas infecções. É importante para a população idosa, principalmente aqueles em contato direto coma terra, ao cuidar de plantas ou ao sofrerem quedas lesando a pele dando oportunidade da infecção pelo bacilo. Hepatite B – a infecção por este vírus é mais freqüente em adultos jovens sendo pouco comum na população idosa, pois a forma de transmissão é parenteral (agulhas infectadas), sexual, ou da mãe para o filho, no parto. Essa vacina é importante para aqueles que mantêm relação sexual sem parceiro fixo e usuários de drogas injetáveis que compartilham agulhas.


Febre amarela – indicado para pessoas que se deslocam ou moram em áreas rurais das regiões norte e centro-oeste, estado do Maranhão e região leste de Minas Gerais. Abaixo, o calendário de vacinação do idoso:
Qualquer dúvida, entrar em contato com o Ministério da Saúde, pelo DISQUE SAÚDE: 0800 61 1997


Sinta-se em casa e deixe seu comentário.

0 comentários: