1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Após postar o vídeo "Clarita", eu precisava falar com vocês, por silvia masc

26 de setembro de 2011 2 comentários
Reflexão sobre o Alzheimer

Enquanto me sento, escrevo ou leio os posts sobre Alzheimer, me pego com sentimentos de raiva e tristeza.
Em uma doença como a de Alzheimer, não há cura, a viagem é imprevisível, e soluções absolutas são inexistentes. Sinto-me triste porque sei muitas vezes que não há não há uma correção para os desafios que vocês podem estar passando. E que muitos de vocês devem suportar o esgotamento físico e emocional exigências da prestação de cuidados, bem como o isolamento que cria - até mesmo de seus próprios familiares. Estou com raiva que esta doença é amplamente ignorada por muitos, incluindo o nosso sistema de saúde.

Sinceramente, eu gostaria de aliviar um pouco essa dor. Mas, eu não posso. Ninguém pode. Humildemente, o que posso oferecer-lhe é informação e educação para ajudar no entendimento da doença. Eu posso lembrá-los que vocês não estão sozinhos e validar tanto as suas experiências como os seus sentimentos. 

Mas hoje eu estou fazendo o que muitas vezes eu peço à vocês. Vou simplesmente lidar com as minhas emoções - a minha raiva, tristeza e desamparo. No entanto, para mim, o alívio vem em saber que todas as emoções são cíclicas. Em outras palavras, nenhum de nós pode ter a experiência da tristeza sem ter também uma relação com a felicidade. Nem podemos saber o que é calma sem ter sentimentos de raiva para compará-lo com. Tenho algum conforto em saber que essas emoções vão passar.

Leitores e comentaristas do blog, obrigado novamente e novamente para compartilhar suas emoções, sua humanidade, em todas as suas vulnerabilidades. Quando a raiva e tristeza aparecerem em conjunto para vocês, acreditem acima de tudo, é o relacionamento humano que nos traz de volta para algum senso de contentamento ou felicidade. Não se isole.

Escreva para nós, eu, por exemplo, estou grata por poder escrever à vocês.

Silvia Masc
o vídeo está aqui
Sinta-se em casa e deixe seu comentário.

2 comentários:

Luma Rosa disse...

Sílvia, nem sei se vou conseguir comentar este post! Assisti ao vídeo e senti um nó na garganta ao pensar na atriz, no personagem e a pessoa real que existiu por detrás deste trabalho.
Pela atriz nutro verdadeiro respeito e como sempre, desempenhou um trabalho magnífico. A narrativa da filha me levou a imaginar as situações e diante delas uma sensação de incapacidade e impotência diante de algo que foge ao controle de qualquer pessoa.
As conclusões ao final, foram arrasadoras. Obrigada pela partilha! Beijus,

Silvia Masc disse...
Este comentário foi removido pelo autor.