1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Brasileiro desconhece danos do sal à visão

5 de outubro de 2011 1 comentário
A maioria dos brasileiros, desconhece que o consumo de sal em excesso, pode causar danos também a visão. Segundo o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, a falta de informação e o envelhecimento da população estão aumentando o número de pessoas com alterações na retina.

O especialista explica que o consumo exagerado de sal facilita a evolução da hipertensão arterial em mais da metade dos 57 milhões de brasileiros que são portadores da doença. Dependendo do grau de evolução, destaca, a hipertensão pode provocar alterações nos vasos e artérias da retina, membrana no fundo do olho onde as imagens se formam. Significa que sem tratamento adequado facilita a perda da visão. A questão é que a maioria dos pacientes chega à primeira consulta oftalmológica quando a retina já está comprometida. Isso porque, a doença não apresenta sintomas e acaba sendo ignorada pelos portadores. A boa notícia é que a fundoscopia, ou exame de fundo de olho, permite o diagnóstico em estágio inicial. “O olho é a porta de entrada para prevenir os danos da hipertensão porque é a única parte do corpo que permite visualizar seus efeitos”, afirma.
Causas de baixa da visão
Queiroz Neto diz que na retina as alterações vasculares decorrentes da hipertensão arterial que provocam baixa da visão são causadas por:
Arteriosclerose - enrijecimento e estreitamento dos vasos e artérias por conta de lesões causadas pela formação de placas nas paredes internas.
Isquemia – interrupção da circulação na veia central da retina e formação de neovasos que dificultam a boa circulação.
Hemorragia – por afinamento da parede dos vasos e artérias
Edema do disco óptico – por formação de depósitos, estreitamento das artérias e dilatação das veias.

Prevenção
O médico diz que o controle do sal na dieta abrange até os doces industrializados que podem conter sódio para garantir a conservação. As principais dicas para manter o sal em quantidade saudável na corrente sanguínea são:

- Praticar atividades físicas, pelo menos, 3 vezes por semana.
- Evitar bebidas alcoólicas e cigarros.
- Sal light com redução de 50% do sódio só deve ser usado apenas com prescrição médica. O maior teor de potássio pode ser contra-indicado para quem tem problemas renais.
- Incluir ômega 3 (semente de linha, castanhas, e atum) na dieta melhora a circulação na retina.


Aproveitando o comentário da Luma nesse post leia também sobre  Degeneração Macular aonde a redução de consumo de sal é fator importante. 

Sinta-se em casa e deixe seu comentário.

1 comentários:

Luma Rosa disse...

Bom dia, Sílvia!!
Meu sobrinho aos 5 anos foi diagnosticado degeneração macular e a primeira coisa que o médico proibiu foram os alimentos que levam muito sal, como industrializados, embutidos, principalmente os salgadinhos que as crianças adoram.
A degeneração macular, em geral, acomete adultos em idade mais avançada. Seria muito interessante que você falasse sobre este assunto, se é que já não falou. Procurei no blogue e não achei.
Beijus,