1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Idosos lentos no caminhar

13 de março de 2012 1 comentário



Idosos lentos em geral, são idosos mais frágeis que os indivíduos que vão-e-vem sem dificuldades. Isso é até um pouco intuitivo. Temos uma visão totalmente diferente de um idoso ágil, que bate-perna na rua, que paga suas contas, que trabalha, daquele outro que anda a passos curtos, lentos, encurvado e que fica a maior parte do tempo em casa. 
O que é intuitivo é também comprovado.

Uma recente metanálise (estudo que analisa diversos estudos de uma só vez) acaba de demonstrar que a velocidade de caminhada de um idoso é direitamente proporcional à sobrevida. Analisando 9 estudos que englobavam no total mais de 34 mil pessoas com média de idade de 73,5 anos, residentes em suas casas, foi observado que em cinco anos de acompanhamento e depois em dez anos, a velocidade de caminhada é associada com a sobrevivência.

Esse estudo não significa que devemos "acelerar" os idosos. Significa que a velocidade de caminhada do idoso é mais um parâmetro para nós, geriatras, na avaliação global do estado de saúde do idoso.
É sabido que a velocidade da caminhada é associada indiretamente com risco de quedas e outros problemas. O estudo atual apenas comprovou que a velocidade tem a ver com sobrevivência, tempo de vida.Mais um motivo para estimularmos o fortalecimento muscular e a prática de atividades físicas, essenciais para melhorar o desempenho em tantos aspectos da saúde.

Fonte:: Artigo médico: JAMA. 2011;305:50-58, 93-94.


Sinta-se em casa e deixe seu comentário.

1 comentários:

Lu Souza Brito disse...

Acho o máximo quando vejo aqueles velhinhos que parecem ter 'rodinhas' nas pernas, ou melhor, nos pés. Mas bem sabemos que não é a realidade de todos.
Com certeza que o 'andar' mais tem a ver com disposição, o que leva ao fortalecimento muscular / caridaco e novamente a mais disposição...enfim, faz sentido que esteja relacionado com mais tempo de vida ou ao menos com mais qualidade de vida. Quanto mais devagar, menos disposição, mais 'entrevamento'.
Bjos

Ocorreu um erro neste gadget