1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Hotel é reformado para abrigar artistas idosos

28 de agosto de 2012 comente

Edifício fechado há 12 anos iniciou as obras em março e vai ser transformado em moradia residencial.

Obras foram iniciadas em março deste ano. O prazo para a conclusão é de 12 meses
O antigo Hotel Cineasta, na Avenida São João, 613, na região central de São Paulo, terá novos hospedes depois de ficar fechado por 12 anos. Com as obras iniciadas em março deste ano, o edifício ganhará novos quartos para receber artistas aposentados, como músicos, cenógrafos, bailarinos e atores.

O prédio, batizado pelos futuros moradores de Palacete dos Artistas, está entre os 50 imóveis escolhidos para fazer parte do Programa Renova Centro. Criado em 2010 pela Sehab (Secretaria Municipal de Habitação) e pela Cohab-SP (Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo), o projeto identificou 50 edifícios subutilizados ou sem uso na região central da cidade para transformá-los em moradias  de interesse social.


O estudo para identificar  essas construções foi elaborado pela Fupam (Fundação para a Pesquisa Ambiental), ligada à USP (Universidade de São Paulo). Está prevista a construção de 2,5 mil unidades habitacionais. Os investimentos totalizam aproximadamente R$ 500 milhões.

O Palacete dos Artistas é o primeiro imóvel reformado pelo programa com recursos do PEPH (Programa Especial de Habitação Popular), repassados pela Caixa Econômica Federal. A previsão para a entrega é de um ano. Segundo a Sehab, o fato de receber apenas artistas não significa que os demais prédios seguirão o mesmo modelo. A intenção é atender a população em geral.

O projeto inclui a construção de 50 apartamentos divididos entre quitinetes e unidades de um dormitório. O valor da locação não pode ultrapassar 25% da renda da aposentadoria, mais o valor do condomínio. As reformas  atendem às normas de acessibilidade, com a implantação de rampas de acesso na entrada, elevadores e dez apartamentos adaptados para portadores de deficiência. 

O edifício inclui área médica com serviços de enfermagem, fisioterapia e odontologia. Áreas de lazer, salão de festas, salas multiuso, horta e refeitório e lavanderia comunitários também estão no projeto da reforma. A participação dos artistas foi fundamental para descobrir as necessidades gerais e os desejos de cada um. Por isso, reuniões com alguns deles foram realizadas durante o projeto.

Conquista / A atriz, bailarina e coreógrafa Ray Maria Moura, de 55 anos, é a representante dos idosos que vão ser beneficiados com o programa. Ray participou  desde o início e ajudou a mapear os prédio abandonados. Ela vai continuar até o final.

“Agora vamos começar a acompanhar as obras juntamente com a Prefeitura”, conta. Para a atriz, o Palacete dos Artistas é mais uma conquista. Não apenas  para artistas idosos, mas para quem não tem moradia.

“É mais um projeto de locação social para a terceira idade, como a Vila do Idoso, no Pari,  e não está associado a nenhuma entidade da classe artística”, afirma.

Prédios abandonados aguardam reforma
A Sehab (Secretaria Municipal de Habitação) informou, em nota, que dos 50 imóveis previstos para a construção de moradias do Programa Renova Centro, oito estão desapropriados e dois possuem processo de licitação.  Além do Palacete dos Artistas,  o prédio da Rua Asdrúbal do Nascimento, 268,  na região central, também está em obras.  O órgão ainda esclarece que 27 prédios estão em fase de desapropriação na Justiça.

2.500 
unidades habitacionais vão ser construídas 

Sinta-se em casa e deixe seu comentário.

0 comentários: